Política Titulo
Aidan vai enxugar a máquina
Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
24/12/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Às vésperas do Natal, o prefeito eleito de Santo André pelo PTB, Aidan Ravin, anunciou ontem à tarde, oficialmente, parte de seu secretariado. O petebista afirmou ainda que pretende desinchar a máquina administrativa. Dos cerca de 600 cargos comissionados hoje, pelo menos 300 serão cortados.

"Com a redução dos cargos posso criar secretarias sem onerar custos", afirmou Aidan, após a coletiva de imprensa no hotel Blue Tree Towers Santo André. Coincidentemente, o anúncio foi feito na sala Paranapiacaba do hotel.

Dos seis nomes apresentados, cinco fizeram parte da equipe técnica de transição do prefeito eleito (veja a relação nesta página). Apenas o consultor político Marcos Monteiro de Camargo, que foi o coordenador de campanha do petebista e será o secretário de Gabinete (nova Pasta), não participou por problema de saúde.

Camargo terá a função de articulador político com a criação da Secretaria de Gabinete - hoje existe a Chefia de Gabinete. "Camargo terá bem mais poder e será meu homem de confiança", admitiu o petebista, que garantiu a presença do novo secretário de Gabinete na posse do dia 1º de janeiro. "Em breve, inclusive, ele se filiará ao PTB."

Como previsto e anunciado pelo Diário na edição de ontem, a vereadora e vice-prefeita eleita, Dinah Zekcer, assumirá a Secretaria de Governo. No entanto, seu papel será de interlocução com a equipe de secretariado. Ausente no anúncio do primeiro escalão, a vice-prefeita e secretária está viajando.

Aidan manteve o mesmo discurso para a escolha dos primeiros seis nomes do seu governo - a maioria sem filiação partidária. "Pessoas técnicas, de minha confiança e comprometidas com a população de Santo André", disse. Ao contrário das administrações petistas, o petebista pretende priorizar pessoas da cidade para comporem o seu time. "É claro que nem sempre será possível", disse.

Ainda de acordo com o petebista, em um primeiro momento, representantes de outros partidos não farão parte de sua equipe. "Priorizaremos o PTB", afirmou. Aidan e Dinah disputaram e venceram a eleição sem nenhuma aliança partidária.

Novos nomes - Um dia após o Natal, na sexta-feira, às 14h, no Hotel Plaza Mayor, Aidan anunciará mais nomes que irão compor o seu governo a partir de 2009. Entre eles, o secretário de Saúde, que será um médico nascido em Santo André e terá o desafio de criar o Poupatempo da Saúde, menina-dos-olhos do prefeito eleito e que integrou o programa de governo do petebista. Aidan, que é médico ginecologista, porém, não revelou o nome do colega de profissão.

Outra novidade que será anunciada na próxima sexta-feira será a separação das Secretarias de Esportes e Cultura. "Não criarei novas Pastas. Pretendo manter as 14 atuais. O que farei é substituir algumas", afirmou Aidan, sem adiantar quais seriam extintas, além de brincar que o número 14 é "cabalístico".

Nova Pasta anunciada ontem, a Secretaria de Segurança será comandada por Adilson de Lima, delegado que se licenciará da Seccional de Santo André e assumirá pela primeira vez um cargo de secretário em prefeitura. "Será um novo desafio", disse Lima, nascido e criado na cidade. As duas novas secretárias serão criadas por decreto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;