Memória Titulo Memória
Uma boa nova: o museu voltou...

Em dia que será oportunamente designado, uma caravana democrática visitará Ribeirão Pires...

Por Ademir Medici
07/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“Em dia que será oportunamente designado, uma caravana democrática visitará Ribeirão Pires, onde é grande a animação pelo pleito da campanha do Partido Democrático.”

Do noticiário político do >Estadão, 8-2-1930.

Nota – O Partido Democrático apoiava Getúlio Vargas à Presidência da República, no crepúsculo da Velha República. Teria a caravana vindo mesmo a Ribeirão Pires?

Acompanhemos.

Enquanto isso...

Marcílio Duarte, coordenador do 13º Congresso de História do Grande ABC, faz outras observações, uma delas excelente: o Museu Municipal de Ribeirão Pires, sonho de tantos, está em pleno funcionamento. Aleluia!

Informa Marcílio:

- O museu não só existe, como foi resgatado pelo nosso governo. Hoje funciona em uma estrutura decente.

- Entregamos as novas instalações do Museu Histórico Municipal Família Pires no Centro de Exposições e História.

- Entregamos junto com o Museu a Pinacoteca Municipal depois de 20 anos de abandono.

Continua.

Nota – A página Memória se organiza para visitar o museu e contar como ele está, verdadeiramente. Oportunidade, também, de conhecer o centro de exposições e história e a pinacoteca.

Carnaval, imprensa e futebol

Texto: Geraldo Nunes

Na volta das férias, nos deparamos com uma pauta recheada para o nosso programa semanal Estadão Acervo. Se não, vejamos:

- A professora Zélia Bueno (Unesp de Assis) aponta as mudanças de costumes ao longo dos carnavais;

- Alberto Ikeda (Unesp de São Paulo) discorre sobre uma guinada no Carnaval, das antigas marchinhas para os atuais sambas-enredo.

- Luciene Leite, da SP-Turismo, traça um perfil dos que assistem desfiles em São Paulo: 80% deles residem na Capital, 17% na Grande São Paulo ou Interior, 2% vêm de outros Estados e 1% são estrangeiros dos Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Itália, num total de 10 mil pessoas.

- Maria Aparecida Urbano, historiadora, fala sobre a presença do negro no Carnaval e a forma diferente dele viver em São Paulo, em relação aos outros Estados.

- Os Demônios da Garoa falam como tornaram-se campeões do Carnaval do 4º Centenário do Rio de Janeiro com a música Trem das Onze em 1965.

- Radialista Antonio Aguilar apresenta a entrevista que fez, em 1980, com o cantor Jamelão. O programa trata também de imprensa e futebol.

- Edmundo Leite, coordenador do Acervo Estadão, fala de uma revista que o jornal publicava na década de 1920, onde os leitores enviavam as fotos.

- Por fim, recuperamos a voz do locutor Galeano Neto, da Rádio Educadora Paulista. Em 1934, ele comenta a partida Seleção Paulista 6, Bolonha, da Itália, 4. Apesar de tantos gols ele diz que o jogo foi fraco e não houve interesse de parte a parte.

Santos do dia

- São Romualdo (Itália, Ravena, 951 – Val de Castro, 1027). Abade. Fundador do mosteiro de Camaldoli. Sua festa litúrgica é comemorada em junho, mas no dia 7 de fevereiro se celebra o aniversário do traslado de seus restos mortais (conservados ainda hoje milagrosamente incorruptos) em Val de Castro, nos arredores de Camaldoli, em Fabiano.

- Coleta (religiosa belga: 1381-1447)

- Eugênia Smet (religiosa francesa: 1825-1871)

- Ricardo de Toscana (monarca inglês falecido em Luca, Itália, em 722)

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 7 de fevereiro de 1985 – ano 27, nº 5743

Manchete – Tancredo (presidente eleito) não quer pressão para escolher ministros

Santo André – Crianças se unem e, em mutirão, fazem a limpeza de praça pública na Vila Floresta.

Movimento Sindical – Acordo na KS Pistões, fábrica da Avenida Pereira Barreto, em Santo André, põe fim a dez dias de greve.

Em 7 de fevereiro de...

1865 – Cartório de São Bernardo registra a venda de um escravo chamado Vicente, 40 anos, que custou 1 conto de réis. O negócio envolveu Américo Galvão Bueno e Antonio Mariano Galvão Bueno.

1895 – Vereador Luiz Pinto Flaquer Júnior propõe a instalação do primeiro aparelho telefônico na região.

1915 – Inspetores escolares visitam a região. Maurício do Camargo percorre vários distritos. Aristides de Castro demora-se no Grupo Escolar de Santo André. Observa antiga reclamação: faltam galpões para proteger os alunos do sol.

- Jogam, em Santo André, Operário local e Jaceguai, da Capital.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A artilharia francesa faz progressos em toda linha.’

1930 – Termina o prazo concedido pela Inspetoria Sanitária da Prefeitura de São Bernardo para a substituição dos veículos e tipo de vasilhame destinados à venda de leite na região. Atendendo a pedidos de vários leiteiros, a Prefeitura concede mais 30 dias de prazo para as providências.

- Leiteiros atendidos: João Escorcio, Augusto Affonso, Francisco Ferreira, João Splendore, Antonio Gonçalves, Emilio Fattori, Luiz Antoniol, Antonio Augusto, Damião Ferreira, Antonio Baptista, Homero Thon Filho, Eugênio Caetano, Egydio Scarpelli, João Poianas, Margarida Netto e Joaquim Teixeira de Freitas.

- A Prefeitura adverte: findo o novo prazo, serão apreendidos todos os veículos e vasilhames irregulares.

Nas ondas do rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flash-back, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e notícias no tempo.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. Carnaval, imprensa e história – ver texto em destaque. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Uma audição dedicada ao Carnaval. Ao vivo, no estúdio, Denis Santos, mestre de cerimônias do desfile de escolas de samba de Santo André. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) E FM (90,9). Memória. Primeiro de dois programas exclusivamente sobre marchinhas e sambas de enredo carnavalescos dos últimos 80 anos. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Hoje

- Dia Nacional do Gráfico 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;