Cultura & Lazer Titulo Lançamento
Mauricio por 50 artistas

Desenhistas do Diário estão em livro com
homenagens ao criador da "Turma da Mônica"

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
16/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Mauricio de Sousa continua a comemoração de seus 50 anos de carreira com o lançamento do livro "MSP 50 - Mauricio de Sousa Por 50 Artistas", hoje em São Paulo. O evento ocorre a partir das 19h30, na Livraria Saraiva do Shopping Ibirapuera (Avenida Ibirapuera, 3.103. Tel.: 5561-7290) e a entrada é franca. A publicação foi lançada inicialmente em setembro, durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

O livro reúne 50 diferentes artistas de todo o Brasil que emprestaram seus traços ao redesenharem os famosos personagens da Turma da Mônica. A eclética lista de convidados a fazer parte do projeto conta com nomes como Laerte, Samuel Casal, Ziraldo, Ivan Reis, Angeli, Fábio Yabu e os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, além dos ilustradores do Diário, Fernandes e Gilmar.

"Todos tiveram liberdade para mexer com o universo do Mauricio do jeito que quisessem", explica Gilmar. "O bacana é pegar as ideias alheias e colocar seu próprio estilo no desenho."

Ele preferiu manter suas raízes nas tirinhas para brincar com Mônica e companhia. Ao todo, ele fez oito tirinhas com personagens escolhidos aleatoriamente, mas somente um dos trabalhos foi escolhido. Ao ser convidado para fazer parte do projeto, o ilustrador pesquisou sobre a obra do homenageado e se espantou com o resultado. "Ele (Mauricio) tem uma infinidade de personagens. Fiquei surpreso com a diversidade de suas criações."

Fernandes resolveu apostar no seu reconhecido talento como caricaturista, mas sua ideia inicial não era bem essa. Segundo ele, "queria fazer uma história em quadrinhos com os personagens montando partes da caricatura. Mas o tempo não deixou".

A contribuição mostra o simpático Jotalhão desenhando seu criador. A inversão de papéis de criador e criatura demorou seis horas para ficar pronta. O desenho foi todo feito à mão e não teve participação de computador.

A escolha do personagem para a obra se deve ao fato de o desenhista ser fã de elefantes. "Tenho uma coleção com várias coisas em formato de elefante. Acho que foi meio natural eu ter escolhido o Jotalhão", comenta.

"MSP 50" faz parte de uma nova tendência de reunir em um mesmo livro diversos profissionais. Figuras como Menino Maluquinho e o francês Asterix já foram homenageadas em projetos coletivos. "Trabalhos como esse são um marco. Você cresce lendo as histórias e anos mais tarde é você quem faz os desenhos que estava acostumado a ver", diz Gilmar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;