Política Titulo Ribeirão
Renato Foresto quer importar modelo de OP para mandato
Por Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
20/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O Orçamento Participativo é uma marca das administrações petistas. O vereador de Ribeirão Pires Renato Foresto (PT) resolveu importar o modelo adotado pelos correligionários para utilizar no trabalho legislativo.

O petista pretende criar o conselho de mandato, encontros que serão feitos em todos os bairros do município. A exemplo do que ocorre no OP, o vereador vai até a população buscando demandas pertinentes na localidade.

A ponte do parlamentar para chegar aos munícipes serão as lideranças da comunidade. "A linha política é a mesma do que sempre foi adotada pelo Executivo. O Orçamento Participativo é uma grande ferramenta de trabalho. Você vai direto ao ponto com a população", explicou.

Os encontros seriam bimestrais, pois, segundo o petista, a cidade de Ribeirão tem um território grande (99 km²) e por isso a periodicidade das reuniões fica mais extensa. "Temos pessoas em todas as regiões prontas para ouvir as sugestões da população", destaca o parlamentar.

Renato sempre foi apontado como favorito para ganhar uma cadeira na Câmara e chama atenção desde que passou a ocupar as trincheiras legislativas. Após quebrar o hiato petista de quatro anos sem representante na Câmara, o parlamentar chegou e conquistou o cargo de segundo secretário.

O vereador analisa que o PT precisa retomar seu espaço dentro das discussões políticas para conseguir ir fortalecido ao pleito municipal de 2016. "O partido ficou enfraquecido na eleição majoritária em 2012 porque não tínhamos representatividade na Câmara. A construção de um projeto maior (Prefeitura) passa por um mandato parlamentar com ações efetivas e propostas."

O discurso mais politizado reforça a tese que Foresto é a grande aposta do PT para concorrer ao Paço daqui três anos.

Porém, o petista nega que tenha o desejo de concorrer ao cargo de prefeito. "A questão está longe. O partido ainda precisa discutir isso muito bem. Muita gente me pergunta se eu tenho vontade e eu respondo que não. Se acontecer, será de forma natural", ponderou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;