Política Titulo São Caetano
Sidão mira apoio de Pinheiro por vaga na Assembleia

Núcleo duro do governo, entretanto, cogita lançar nome do PMDB como candidato a deputado estadual oficial

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
04/01/2013 | 06:59
Compartilhar notícia


 

Pré-candidato a deputado estadual, o presidente da Câmara de São Caetano, Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão (PSB), tenta garantir apoio do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) no pleito de 2014. A empreitada do socialista, entretanto, esbarra no planejamento governista que visa a indicação de um peemedebista para a disputa.

O socialista oficializou a pré-candidatura no dia 1º, após ser reeleito presidente do Legislativo por méritos de articulação do prefeito. "Vou conversar com o Paulo Pinheiro nesse sentido. Será um dos apoios que vou buscar", disse Sidão.

Com o controle da Câmara nas mãos, o socialista vai medir forças com o futuro indicado do PMDB para concorrer ao cargo. Até então, dois nomes apareceram no cenário: Paulinho Pinheiro (filho do prefeito) e do vereador José Roberto Espíndola Xavier (PMDB).

A presidente municipal peemedebista e assessora política do Paço, Gica Pinheiro (filha do prefeito), despistou sobre o planejamento. "É muito cedo para se pensar nisso. Ainda tem dois anos para a próxima eleição. Mas, cada um vai trabalhando o seu nome. O Sidão tem todo o direito do mundo de ser candidato. Depois do que o meu pai lutou para ser candidato, eu não nego candidatura para ninguém."

Caso Pinheiro opte por lançar seu filho na disputa, ele seguiria os passos do prefeito Luiz Tortorello (morto em 2004), que, ao assumir o Palácio da Cerâmica, conseguiu eleger o seu filho, Marquinhos (PPS), deputado estadual. O peemedebista é admirador do chamado tortorellismo, tendo inclusive resgatado alguns secretários da gestão de Tortorello para o atual governo. "Entre nós (filhos do prefeito), o Paulinho é o mais afastado da política, nem pensa nisso (candidatura). O pessoal é que está antecipando essa história de se criar um herdeiro político. Isso não existe", afirmou Gica.

 

HISTÓRICO

A relação de Sidão e Pinheiro se assemelha ao contato mantido entre o socialista e o ex-prefeito José Auricchio Júnior (PTB). Também eleito presidente do Legislativo em 2010 com apoio do petebista, ele trocou o barco do PTB pelo do PMDB durante a campanha eleitoral. A mudança foi um dos credenciamentos dele para obter o apoio do prefeito na disputa interna.

A falta de contato de Auricchio com o PSB, que tinha pré-acordo de disputar vaga de deputado estadual pela sigla, acabou forçando os dirigentes estaduais do partido a incentivarem Sidão a se candidatar. O petebista congelou o diálogo após ter sido indicado pelo PTB para ocupar a Secretaria de Esportes e Lazer no governo estadual do tucano Geraldo Alckmin.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;