Política Titulo Câmara de Mauá
Anúncio de Helcio acirra briga pela presidência da Câmara

Renúncia do vice-prefeito aflora disputa no PT e três nomes são cotados; Rogério é favorito

Por Cynthia Tavares
09/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


 A renúncia do cargo de vice-prefeito de Mauá por parte de Helcio Silva (PT), para assumir cadeira de deputado federal, agitou os ânimos dentro do PT pela presidência da Câmara. Três nomes figuram na briga: o titular da Pasta de Serviços Urbanos, Rogério Santana (PT), o atual presidente da Casa, Paulo Suares (PT), e o líder do governo no Legislativo, Marcelo Oliveira (PT).

A briga vai além da vaidade. Quem for escolhido pelos vereadores será, na prática, substituto imediato do prefeito Donisete Braga (PT). Helcio deixará a função nesta semana para assumir a vaga de Valdemar Costa Neto (PR-SP), que renunciou ao mandato de deputado federal após ser condenado a sete anos e dez meses de prisão por envolvimento no escândalo do Mensalão.

Se o acordo firmado em 2012 continuar valendo, Rogério será o próximo presidente da Câmara. Com força junto à militância petista, o secretário de Serviços Urbanos seria o candidato a deputado federal neste ano, mas o quadro mudou quando Helcio exigiu a candidatura e a vaga de vice para apoiar o atual prefeito Donisete Braga (PT) na eleição de 2012.

Rogério foi cortejado pelo PSD, mas resolveu permanecer no PT diante da garantia em assumir o comando do Legislativo no segundo biênio do mandato (2015/2016). O integrante do primeiro escalão admitiu nos bastidores que, após o anúncio de Helcio, ele vai lutar pelo cumprimento do que foi prometido pelo chefe do Executivo.

Helcio demonstra satisfação com o governo e está contemplado com a candidatura federal. Porém, ele tenta costurar pelas beiradas o nome de Marcelo Oliveira como comandante da Casa, seu principal parceiro político. Mas, ele é o que sofre mais resistência, pois os outros petistas afirmam que o grupo do vice-prefeito já está com bastante espaço dentro da gestão Donisete.

O vereador deseja ser o presidente da Câmara, mas não admite publicamente. Prefere esperar os próximos episódios e, principalmente, a atuação de Helcio em Brasília para entrar de cabeça na disputa.

Mais cauteloso ainda está o atual líder do Legislativo, Paulo Suares. O petista afirmou para pessoas próximas que pretende permanecer na presidência por mais dois anos, mas que diversos fatores precisam ser levados em conta. O parlamentar possui ligação intensa com o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT).

O titular da Pasta será candidato à Assembleia Legislativa em 2014 com apoio do governo. Se ele conseguir se eleger, o quadro fica mais favorável para Suares, que vai ficar na espreita aguardando o resultado das urnas.

José Luiz Cassimiro (PT), representante do grupo do ex-prefeito Oswaldo Dias (PT), e Wagner Rubinelli (PT) tentam se colocar na disputa interna, mas não possuem fôlego para brigar pela presidência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;