Cultura & Lazer Titulo Coisa de fã
Star Wars para aficionados

S.Caetano recebe evento sobre saga de George
Lucas; o destaque é a confecção do sabre de luz

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
16/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A força encontra ponto de congruência em São Caetano no fim de semana. Hoje, a Estação Jovem (Rua Serafim Constantino, piso superior do módulo 2 do Terminal Rodoviário Nicolau Delic. Tel.: 4226-5518) promete reunir Jedis, Darth Vaders e Stormtroopers em atividades diversas da Star Wars Con, festa temática que celebra a saga criada na década de 1970 pelo diretor norte-americano George Lucas. As ações gratuitas começam a partir das 10h e seguem durante todo o dia.

Em sua segunda edição, o evento tomará toda a área do espaço cultural com cerca de 25 estandes, palestras especiais, exposições e bate-papos. Também haverá sorteios de brindes para quem participar das atividades promovidas, entre elas um quiz com perguntas sobre o mundo em torno de personagens como Luke Skywalker, Han Solo, Boba Fett, Darth Sidious e a Princesa Leia. Cerca de 600 pessoas circularam pelo local no ano passado e a expectativa para hoje é de que por volta de 1.000 visitantes se divirtam.

A organização está a cargo da Orla Exterior Star Wars ABC, grupo local de aficionados. "Nosso interesse é pegarmos o caminho da Jedicon (principal celebração do gênero no País). O Grande ABC sempre teve eventos ligados aos animês e à cultura japonesa. Sentimos que a região tem muitos fãs, mas é meio carente para festas ligadas ao universo da saga", diz o estudante Fernando Toloi, um dos responsáveis e apaixonado pela cinessérie desde a primeira vez que viu o vilão Darth Vader sufocar um soldado imperial usando seus poderes de Sith. "Apesar de se enquadrar como uma ficção científica, acho que toda história é uma grande fantasia que ilude crianças e adultos há muitas décadas. Talvez ela seja a única com esse poder especial."

Um dos principais convidados é Dorval Fernandes, de São Paulo, que irá mostrar no auditório como o público pode montar sua própria versão de um sabre de luz. A ideia é de que a confecção do item seja um pouco mais ‘profissional'. Outra atração que promete chamar a atenção é a presença dos integrantes do Kuat Drive Yards Squad, braço do Grande ABC e litoral de São Paulo do 501st Brasil, grupo de fãs que levam a sério a questão de se fantasiar como seus personagens favoritos das unidades imperiais.

Com seis filmes lançados, Star Wars irá ganhar um sétimo capítulo em 18 de dezembro de 2015, desta vez nas mãos dos estúdios Disney e sem a participação direta de George Lucas na equipe criativa. O projeto é de que uma nova trilogia nasça nos próximos anos. J.J. Abrams (que assinou títulos como Super 8 e o reboot de Star Trek) foi contratado para dirigir o Episódio 7.

O tema estará em pauta em discussões programadas na Star Wars Con. Segundo Fernando Toloi, "o lado bom é que reanima a saga, que está estagnada há algum tempo, mas também pode ser ruim, pois muitos fãs estão com medo de que a Disney transforme tudo em um blockbuster sem sentido. Star Wars tem passado, presente e muito a oferecer no futuro".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;