Memória Titulo
Uma história de 50 anos. E muitos nomes a serem descobertos

Doze de maio de 1959. Fundada a Associação dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Doze de maio de 1959. Fundada a Associação dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, semente do atual Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O novo sindicato teve o apoio de Santo André, a quem os metalúrgicos de São Bernardo e Diadema estavam filiados.

Há 50 anos, mesmo com a Guerra Fria e a lembrança da ditadura recente de Getúlio e das agruras de governos como o do presidente Dutra, o clima democrático preponderava no País - bem diferente do que ocorreria em 1964 e anos seguintes, com a ditadura militar.

Em 50 anos, o sindicato teve à frente, como presidentes, interventores e/ou administradores: Lino Ezelindo Carniel, Anacleto Potomati, Clemiltre Guedes da Silva (interventor), Afonso Monteiro da Cruz, Paulo Vidal Neto, Luiz Inácio da Silva (Lula), Guaracy Horta (interventor), Jair Meneguelli, Vicente Paulo da Silva (Vicentinho), Heiguiberto Guiba Della Bella Navarro, Luiz Marinho, José Lopez Feijóo e Sérgio Nobre.

A atual diretoria tomou posse em agosto de 2008. E é para esses diretores que dirigimos a coluna hoje: coloquem a construção da memória da categoria entre as tarefas do sindicato. A cadeira que cada um de vocês ocupa já teve outros donos, mesmo que em número menor. Vocês também passarão. O desafio é fazer justiça a cada um deles e de vocês. Por que não começar pela história de Afonso Monteiro da Cruz. Vocês sabem quem foi ele?

No último 1º de maio, o fotógrafo Januário Fernandes da Silva seguiu para os lados da Avenida Maria Servidei Demarchi e, na frente do portão dos funcionários da Volkswagen, fotografou a Praça Afonso Monteiro da Cruz, chamada de complexo viário e que está abandonada.

E como dissemos ontem, seguem quatro nomes, listados por Januário, que merecem ser lembrados na data em que os metalúrgicos celebram os 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

1 - Mauricio Soares de Almeida. Antes de ser prefeito de São Bernardo, foi advogado dos metalúrgicos. Segundo Januário, foi demitido pelo Sindicato dos Metalúrgicos como um empregado qualquer.

2 - Tia do Bar, assim descrita por Januário: "Uma mulher guerreira que sempre lutou junto com os metalúrgicos, conheceu as lutas do companheiro Afonso e tinha uma profunda amizade com ele".

3 - Jair Meneguelli, antes de assumir o comando do sindicato foi ferramenteiro na Ford. Januário não diz, mas Meneguelli é hoje presidente do Sesi.

4 - Elizeu Marques. Metalúrgico da Forjaria São Bernardo e ex-diretor do sindicato. Januário escreve: "(...) um dos pioneiros da TV dos Trabalhadores e peão que soube enxergar a importância de um trabalhador registrar a história da nossa luta de classes onde ela verdadeiramente acontece, que é o chão de fábrica".

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 12 de maio de 1979

Primeira Página - Acordo evita greve no setor metalúrgico do Grande ABC. Grupo 14 da Fiesp aceita proposta de aumento de 63% para os menores salários, com desconto dos 11% conquistados na greve de 1978.

Artigo - Provável fim da intervenção nos sindicatos dos metalúrgicos do Grande ABC, escrevia Valdenizio Petrolli, setorista do Diário na área sindical.

São Caetano - Os 65 anos do São Caetano EC será comemorado hoje com baile animado pelo grupo musical Paiol e show da cantora Beth Carvalho.

EM 12 DE MAIO DE...

1969 - Vereador Octavio de Oliveira solicita ao prefeito Newton Brandão a constituição de comissão para tratar da instalação do Museu Histórico de Santo André. A instalação ocorreu apenas 20 anos depois.

HOJE

Dia da Enfermagem e Dia do Enfermeiro.

SANTOS DO DIA

Aquiles, Joana, Nereu, Leopoldo Mandic e Pancrácio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;