Memória Titulo
A mulher, o trabalho, o cotidiano em São Caetano

O Museu de São Caetano abre segunda-feira a exposição Mãos que Trabalham, Artes e Ofícios...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Museu de São Caetano abre segunda-feira a exposição Mãos que Trabalham, Artes e Ofícios Femininos. Em painéis fotográficos serão retratados trabalhos desenvolvidos por mulheres na primeira metade do século 20: a costureira, a bordadeira, a modista, a parteira...

Os cursos de corte e costura já existiam. Mas a maioria das moças recebia das avós e mães os ensinamentos e segredos para o domínio da costura. O aprendizado se transformava em profissão, já que a costura e demais atividades artesanais - como bordados e pintura de louças - eram das poucas áreas apresentadas às mulheres como opção de trabalho remunerado.

A exposição focaliza também operárias em fábricas de São Caetano. E mostra, junto às fotos, utensílios e instrumentos utilizados nos trabalhos do lar.

EM 4 DE JULHO DE...

1969 - Atarefado na presidência da Câmara Municipal, Antonio Ferreira dos Santos, o Ferreirinha, pede demissão do cargo de presidente do Santo André FC; assume interinamente Carlos Pasinato até as eleições de agosto.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Aniversário de Ibitinga, criado pelo decreto nº 66, de 4 de julho de 1890. Foi desmembrado de Araraquara. O nome significa "terra branca".

Dia de Santa Cruz da Conceição, criado pela lei nº 533 de 4 de julho de 1898 e extinto em 1934, para ser recriado em 1953. Fez parte, no passado, de Pirassununga e de Leme.

Tanabi comemora aniversário hoje, reportando-se a 4 de julho de 1862, quando foi erguido um cruzeiro no lugar, marco da fundação do Arraial de Jataí, seu primeiro nome. Tanabi separou-se de São José do Rio Preto em 1924, tornando-se município. A expressão "tanabi" significa "Rio das Borboletas".

MUSEU DO RÁDIO

Westinghouse 1948. EUA. Rádio portátil valvulado com caixa plástica. Funcionava com uma bateria de 67 volt e outra de 1,5 volts para tornar possível o filamento das válvulas.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Trianon AM (740) - Quinta Avenida e Quinta Avenida Especial. Jazz, big-band e Broadway. Hoje, orquestra de Glenn Miller e grandes vozes; amanhã, orquestra de Artie Shaw em programas de rádio em 1938 e 1939. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h.

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. O programa vai falar sobre os pontos extremos do Brasil Setentrional, Meridional, Ocidental e Oriental. Em Roraima um movimento defende que o ponto extremo do Brasil é o Monte Camburaí e não mais a nascente do Oiapoque. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Especial sobre o cantor Nelson Gonçalves. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Trilha do Vigilante Rodoviário, primeiro seriado brasileiro de TV na primeira metade dos anos 1960. E mais: Joelma e Guilherme Arantes, que canta Êxtase (composição própria), a pedido do ouvinte Wilson Bertassi, de Santo André. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (92.5 - comunitária) - Reminiscências. Notícias históricas de Ribeirão Pires. Com Américo Del Corto, Dona Lina, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

ALMANAQUE

Pedro Setti

Nascimento: Poggio Rusco, Lombardia, Itália, 4 de julho de l863.

Vereador: 1902 a 1904.

Falecimento: São Paulo (SP), 18 de outubro de 1936.

Chegou a São Bernardo em 1878. Trabalhou na Estrada de Ferro São Paulo Railway, foi comerciante e industrial. Mudou-se em meados da década de 1910 para São Paulo e abriu uma casa de cereais na Rua Paula Souza, chamada Pedro Setti e Filhos.

José Carlos de Almeida Filho

Nascimento: Santo André (Vila Palmares), 4 de julho de 1954.

Vereador: 1977 a 1983.

Partido: MDB.

Foi vice-presidente da Câmara de Santo André no biênio 1979-80. Formou-se em Direito e estudou Jornalismo. Funcionário estadual com atividades em órgãos como a Fundação Faria Lima.

Música

São Bernardo realiza neste sábado o 2º Encontro de Corais de Músicas Italianas, promovido pelo Coral Bicchieri D'Oro. O encontro começará às 16h no Teatro Cacilda Becker, ao lado do Paço Municipal de São Bernardo. Participação: Coral Sapore D'Itália (São Paulo), Coral da Associação Brasil-Itália (Santo André), Coral Canto à Capela (Jarinú), Coral Stella Alpina e Cáneva (Piracicaba) e Coral Bicchieri D'Oro do Circulo Italiano de Toscana (Riacho Grande, São Bernardo).

Além de tudo, a entrada é franca. Durante a semana a página Memória recebeu fotos e históricos de vários corais, um material riquíssimo que aos poucos dividiremos com os leitores.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 4 de julho de 1979

Manchete - CDE (Conselho de Desenvolvimento Econômico) diz hoje como vai ser enfrentada a alta do petróleo

Diário - Aos 82 anos, e depois de 20 anos de casa, Justo Rosa deixa o jornal. Era o mais antigo funcionário, desde o início do News Seller. Em carta, senhor Rosa se despedia: "caminhamos juntos desde o seu nascimento até agora, em que nos separamos, pois eu, com meus 82 anos, não consigo mais acompanhar os passos largos e firmes de um garoto de 21".

Incêndio - Depósito de têxteis destruído pelo fogo no Parque das Nações, em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;