Internacional Titulo
Bachelet faz balanço positivo de visita oficial à Alemanha
Da AFP
20/10/2006 | 20:20
Compartilhar notícia


A presidente do Chile, Michelle Bachelet, disse estar "muito feliz" nesta sexta-feira, em Stuttgart (sudoeste), com os resultados de sua visita oficial à Alemanha e suas conversas para estimular investimentos e revigorar as relações econômicas entre ambos os países.

"Estou muito feliz com os resultados positivos da minha visita à Alemanha e das conversas que eu tive assim como com o apoio que recebemos nas áreas econômica, agrária, energética e agrícola", disse Bachelet, após participar de um encontro com empresários e banqueiros alemães e antes de tomar um vôo de volta para Santiago.

Mais cedo, na Universidade de Leipzig, a presidente convidou os agentes econômicos alemães a dirigir investimentos para o novo setor chileno da produção de energias não-renováveis, a fim de elevar sua participação na produção energética de seu país.

Na quinta-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, garantiu a Bachelet seu pleno apoio ao processo de fortalecimento da democracia e ao desenvolvimento econômico do Chile, antes de homenagear a chefe de Estado sul-americana com um jantar na sede do governo.

Já nesta sexta, Bachelet foi convidada de honra no jantar de gala da Sociedade Ibero-América, que realizou sua reunião anual em Stuttgart (sudoeste da Alemanha) e da qual participaram mais de 600 empresários e banqueiros alemães interessados em promover as relações com a América Latina.

Desde a assinatura de associação comercial com a União Européia (UE), o Chile aumentou em 83% a troca comercial com a Alemanha, mas a recíproca não se deu no mesmo nível, lamentou o ministro chileno da Economia, Alejandro Ferreiro.

Michelle Bachelet dedicou o dia de hoje aos temas econômicos, inaugurando uma unidade processadora de molibdênio com capitais chilenos, em Bitterfeld (leste), e encerrando um simpósio sobre energia na Universidade de Leipzig (leste).

A presidente volta para Santiago em um avião da Força Aérea chilena nesta madrugada, após se reunir em Stuttgart com representantes do governo da região de Baden-Wuerttemberg, um dos dois pólos mais importantes da Alemanha em matéria de tecnologia de ponta, e com empresários locais interessados em investir no Chile.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;