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Fabricante não entrega peça e consumidor fica sem seu DVD
Rogério Gatti
Do Diário do Grande ABC
10/12/2007 | 07:25
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O militar Eudes de Souza, 41 anos, está há mais de um mês com seu aparelho de DVD encostado em uma assistência técnica. O fabricante não entrega a peça necessária para que o produto seja consertado.

Souza comprou o aparelho da marca Gradiente em janeiro. O fabricante se compromete com a garantia de um ano pelo produto. No dia 24 de setembro, o DVD apresentou problemas e o militar o levou a uma autorizada.

“No dia 13 de outubro, eu busquei o aparelho. Uma semana depois, ele apresentou o mesmo problema e eu retornei até a assistência técnica”, conta. Desde o dia 20 de outubro ele está sem o DVD e sem uma resposta do fabricante.

Segundo a assistência técnica autorizada Eletrônica Satyama, o serviço não pode ser feito porque a Gradiente não entrega uma das peças pedidas.

No sistema integrado da Gradiente com a loja, essa peça, a unidade ótica, aparece como esgotada. Na primeira vez que foi consertado, só foi trocada uma peça.

De acordo com o Procon, Souza deve procurar a entidade para resolver seu problema. O artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor diz que se o produto está na garantia e o fornecedor não consegue resolver o problema no prazo de 30 dias, o consumidor pode optar por uma das três situações: substituir por outro produto do mesmo valor; receber o dinheiro e cancelar a compra; ou escolher outro produto e pagar ou receber a diferença de preço.

O Procon informa que a assistência técnica é representante do fabricante e por isso está isenta nesse caso.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Gradiente no último dia 5 em busca de uma resposta para o caso, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.




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