Internacional Titulo
Milhares de pessoas fazem manifestação pela unidade da Bélgica
Por Da AFP
18/11/2007 | 12:15
Compartilhar notícia


Milhares de pessoas protestaram neste domingo em Bruxelas em defesa da unidade da Bélgica, mergulhada em uma crise sem precedentes que expôs ao mundo o temor de uma eventual separação entre francófonos e flamencos.

"Pela unidade", diziam os cartazes trilíngües (francês, holandês e alemão, os três idiomas oficiais do país), levados pelos manifestantes em passeata no centro da capital belga. O protesto começou às 11h.

Segundo uma primeira estimativa da polícia local, cerca de seis mil pessoas participavam da manifestação. O protesto foi organizado por iniciativa de Marie Claire Houard, que divulgou uma petição em prol da unidade do país, recolhendo 140 mil assinaturas de apoio em três meses.

Mais de cinco meses depois das eleições legislativas, os partidos políticos flamencos e francófonos da Bélgica não conseguiram chegar a um acordo quanto à formação de um governo, devido às diferentes opiniões que sustentam acerca do grau de autonomia exigido pelo primeiro grupo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;