Política Titulo
Mercosul: após criticar Chávez, Maluf defende entrada da Venezuela
Do Diário OnLine
13/11/2007 | 17:35
Compartilhar notícia


O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) apresentou nesta terça-feira na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara seu parecer favorável ao ingresso da Venezuela no Mercosul (Mercado Comum do Sul). Apesar disso, ele não poupou críticas ao presidente venezuelano Hugo Chávez.

Para o parlamentar paulista, Chávez é um psicopata e um cafajeste. “Mas não podemos punir o povo da Venezuela”, assinalou ao justificar seu relatório. O parecer de Maluf deve ser votado nesta quarta na CCJ.

De acordo com Paulo Maluf, neste momento a entrada dos venezuelanos no Mercosul não prejudicará os princípios democráticos defendidos pelo bloco econômico, apesar de o governo daquele país querer aprovar uma reforma constitucional que permite, entre outras coisas, reeleição ilimitada para o presidente da República, algo que poderia perpetuar a presença de Hugo Chávez no poder.

No entanto, o deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), um dos líderes da oposição na CCJ, não concorda com este argumento. Para ele, a Venezuela poderá trazer grandes riscos ao Mercosul. O governista Nelson Pellegrino (PT-BA), por sua vez, acredita que questões ideológicas devem ficar fora deste debate.

A reunião desta terça-feira na CCJ foi marcado por muita polêmica entre o governo e a oposição. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende a entrada da Venezuela no bloco, enquanto a oposição discorda e quer a o país fora do grupo.

A entrada venezuelana no Mercosul já foi aprovada por Uruguai e Argentina e só depende agora do Parlamento do Brasil e do Paraguai para ser definitivamente ratificada. No Brasil, após passar pela CCJ, a proposta terá que seguir para o plenário da Câmara e, se aprovada, ainda passar pelo crivo do Senado Federal.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;