Internacional Titulo
TV divulga suposta gravação de Saddan Hussein
Da AFP
16/11/2003 | 17:59
Compartilhar notícia


A rede de televisão Al-Arabiya (Dubai) divulgou, neste domingo, uma nova mensagem sonora atribuída ao presidente iraquiano deposto Saddam Hussein. Nela, ele que afirma que as forças de ocupação no Iraque "estão bloqueadas" e que a luta contra as autoridades iraquianas atuais é "legítima".

"Os representantes do mal estão num impasse no Iraque após terem imaginado que partiriam para um passeio lançando sua ofensiva no Iraque", dizia a suposta voz de Saddam.

"O poder que foi instalado por armas estrangeiras (...) está na mesma situação (que os ocupantes), e é preciso combatê-lo. É um dever legítimo, patriótico e humanitario", acrescenta, em alusão às autoridades iraquianas provisórias colocadas no poder pela coalizão dirigida pelos Estados Unidos.

"O caminho da Jihad (a guerra santa) e da resistência são os melhores meios (...) de garantir a partida das forças da ocupação", acrescenta a mensagem atribuída ao presidente deposto. Ele também afirma que "os invasores não terão outra escolha senão deixar nosso país, terra árabe e do islã".

Em referência ao agravamento das operações da guerrilha contra as forças norte-americanas no Iraque, a mensagem estima que "a única solução é o fim da influência estrangeira no Iraque que deve voltar ao que era antes da ocupação".

"O Iraque é de uma composição química particular que não pode ser decifrada senão por seus filhos fiéis", prossegue a mensagem.

Ainda não foi comprovada a legitimidade desta gravação, que se torna pública por ocasião dos preparativos para o Ramadã, o mês de jejum muçulmano.

Bush - A nova mensagem sonora atribuída ao presidente iraquiano deposto Saddam Hussein, que afirma que as forças de ocupação no Iraque "estão bloqueadas", não é mais do que uma propaganda, declarou domingo o presidente George W. Bush.

"É propaganda. Não deixaremos (o Iraque) antes que o trabalho esteja feito, é claro e simples", disse o presidente norte-americano.

Um "Iraque livre e pacífico será um acontecimento histórico. Estou certo de que (Saddam Hussein) queria nos ver abandonar o país", acrescentou Bush.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;