Cultura & Lazer Titulo
Americanos poderão usar celular para pagar contas
Da AFP
28/03/2007 | 10:23
Compartilhar notícia


A empresa americana de telecomunicações AT&T anunciou na noite de terça-feira ter concluído uma aliança com vários bancos para permitir que seus clientes utilizem seus telefones celulares como cartão de crédito ou cheque.

A AT&T trabalha com o banco à distância Firethorn, com o site CheckFree e com vários outros bancos para concretizar este projeto. Em algumas regiões do Japão e da Europa, os proprietários de telefones celulares podem usá-los para operações bancárias à distância ou compras em lojas, mas este esquema existe nos Estados Unidos apenas em caráter experimental.

"É algo revolucionário", comentou o analista Jeff Kagan. "É a primeira grande operação de banco móvel nos Estados Unidos. Nós estudamos este sistema durante anos no exterior. Os consumidores adoram", disse.

Segundo o analista, todas as operadoras telefônicas e bancos seguirão o exemplo da AT&T nos próximos meses ou anos. "O anúncio de hoje representa um marco para as operações bancárias e pagamentos com telefones celulares nos Estados Unidos", afirmou o diretor da Firethorn, Tripp Rackley.

A aliança concluída pela AT&T deve fornecer uma plataforma segura à CheckFree e também para os bancos Wachovia, Regions Financial e SunTrust para que tornem seus serviços acessíveis aos proprietários de telefones celulares assinantes da ATT.

"A segurança ainda será muito desenvolvida, mas o risco provavelmente não será muito maior do que carregar seu cartão de crédito em sua carteira", explicou Kagan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;