Memória Titulo Memória - Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
A posse de João Goulart
Ademir Medici
16/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Jânio Quadros renunciou em 25 de agosto de 1961. Em 19 de agosto havia condecorado o ministro da Indústria e Comércio de Cuba, Che Guevara, com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Com a renúncia de Jânio, Ranieri Mazzilli, presidente da Câmara dos Deputados, acabou assumindo a Presidência, já que o vice João Goulart estava ausente do País, em missão diplomática.

O País estava surpreso. E a polêmica, agora, era sobre a posse ou não do vice. Leonel Brizola, governador do Rio Grande do Sul, chegou a declarar que garantiria à bala a posse de Goulart. Foram muitas as manifestações, em todo o Brasil, inclusive no Grande ABC, em favor da posse do vice. Dois ministros militares chegaram a assinar manifesto contra a posse.

Em 2 de setembro de 1961 foi aprovada a emenda constitucional que instituiu o regime parlamentarista no Brasil. E em 7 de setembro Goulart assumiu a Presidência. Tancredo Neves, do PSD, assumiu o cargo de primeiro-ministro.

AMANHÃ

Goulart em Santo André.

Do Vale do Tamanduateí à Geração de Prata

O programa Memória na TV desta semana, pelas ondas do DGABC TV www.dgabc.com.br – focaliza a história do voleibol em Santo André. Rende homenagem a nomes que fizeram este esporte popularizar-se de tal forma que chegou à Geração de Prata da Seleção Brasileira Masculina nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984.

Este voleibol vitorioso tem uma história que leva a vários cenários. Um deles: o campo de futebol raspadão que ficava no Vale do Tamanduateí, do outro lado do bairro Casa Branca. Na beira do campo, uma criação de porcos.

Quem rememora esta história é o andreense Ozires Alves Rodrigues. Ele reúne um material fantástico do esporte que levou bem longe o nome da cidade de Santo André. Conta Ozires no DGABC TV:

No fim dos anos 1940, o voleibol era praticado em Santo André por clubes como o da Rhodia. Um esporte totalmente amador, desenvolvido por um grupo de abnegados, número reduzido de pessoas.

Quando o Rhodia desiste do vôlei, o Casa Branca FC o absorve, isso porque a maioria dos jogadores morava no bairro Casa Branca e os que não moravam no bairro ali jogavam futebol.

O Casa Branca manteve o voleibol de Santo André até o fim de 1956. Faltava estrutura. Os jogadores pagavam passagem do bolsonas viagens ao Interior. Os treinos eram no próprio campo de futebol, do outro lado da estrada de ferro, no Vale do Tamanduateí.

AMANHÃ

O Randi assume o voleibol

Interação com Facebook

‘Precisa-se de avós’

Primeiro eles inventaram a babá-eletrônica (que é o televisor). Depois eles inventaram o bebê de proveta. Por fim eles inventaram a mãe de aluguel. Está na hora de eles inventarem o leafing da avó.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 16 de novembro de 1988, uma quarta-feira, e hoje transcrita, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 16 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6911


Manchete – Eleição tranquila encerra a campanha mais violenta da história da região. Foram oito mortes durante as campanhas. Votação lenta em Santo André

Comportamento – Cenas que marcaram um dia de eleição. Flagrantes de situações divertidas, curiosas, ou mesmo de euforia. Tudo isso acaba fazendo parte do jogo democrático das eleições. A tranquilidade de ontem, no entanto, não apaga o saldo da mais violenta campanha da região.

Editorial – Aos vencedores, a glória – sem violência

Cobertura – Rádio Diário 1300 acompanha as apurações.

Indústria – Irmãos Vassoler completa 40 anos e investe na expansão. A metalúrgica, da Avenida Industrial, desde 1952 está em Santo André.

Em 16 de novembro de...

1918 – Todas as fábricas do distrito de Santo André, com exceção da Lucinda (tecelagem Ipiranguinha), já estão funcionando com regular número de operários.

Na região, prestam socorros às vítimas da gripe espanhola os doutorandos Ibraim Madeira e Carlos Simões.

A questão da paz. Um apelo do Conselho Nacional das Mulheres da Alemanha. Elas preveem a miséria completa no País se as condições do armistício não forem modificadas e se não forem fornecidos vagões em número suficiente para o transporte de víveres: “Pedimos às nossas irmãs norte-americanas que intercedam, a fim de que sejam alteradas as condições do armistício”.

Hoje

Dia Internacional para a Tolerância

Santos do Dia

Gertrudes (Alemanha, Eisleben, Saxônica, 1256 – Helfta, 1302). Uma das maiores místicas da Idade Média. Incentivadora da devoção ao Coração de Jesus.

Margarida da Escócia

Elpídio

Municípios Brasileiros

Aniversariam em 16 de novembro:

Em São Paulo, Águas de Lindoia. Elevado a município em 1954, quando se separa de Serra Negra.

Em Minas Gerais, Borda da Mata (onde nasceu o prefeito Newton Brandão, de Santo André) e Santo Antônio do Monte.

No Paraná, Guamiranga

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;