Setecidades Titulo Solução
CPTM implantará borrachões de proteção em plataformas da Estação Santo André
Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
13/11/2018 | 16:21
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) anunciou ontem que irá implantar nos próximos meses borrachões de proteção em plataformas da Estação Prefeito Celso Daniel ­ Santo André na tentativa de evitar quedas nos embarques e desembarques de passageiros. A medida que será adotada ainda em outras sete paradas ferroviárias do Estado, segundo a companhia, deve reduzir significativamente a distância entre o vão e a plataforma.

Além de Santo André, os dispositivos serão instalados nas estações Tatuapé, São Miguel Paulista, Osasco, Santo Amaro e Palmeiras-Barra Funda a partir de janeiro de 2019. O borrachão também será implantado em mais três plataformas da Estação Brás e mais uma plataforma na Estação da Luz. O investimento é de cerca de R$ 7,2 milhões.

Conforme mostrado pelo Diário, pelo menos 42 passageiros se machucaram ao cair no vão entre o trem e a plataforma de estações da CPTM espalhadas pelo Grande ABC no ano passado. O número de acidentes, conforme levantamento obtido junto ao governo do Estado, mais do que dobrou na comparação com 2016, quando foram contabilizadas 18 ocorrências.

Com espaçamento entre a plataforma e a composição até três vezes maior do que os dez centímetros recomendados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sete das nove paradas ferroviárias do Grande ABC registraram queda de usuários nos trilhos nos últimos dois anos.

A situação mais crítica é justamente na Estação Prefeito Celso Daniel, no Centro de Santo André – foram registrados 17 casos no ramal no ano passado. Responsável por receber diariamente 55 mil passageiros, o maior volume da região, a parada tem vãos de até 19 centímetros, distância que, segundo usuários, complica a vida em períodos de alto fluxo

SOLUÇÃO
O borrachão foi projetado exclusivamente para a CPTM de modo a permitir também a passagem dos trens de carga. Segundo a companhia, o espaço entre o trem e a plataforma nas estações ferroviárias é consequência da inexistência de uma via para o transporte ferroviário de cargas, que hoje passa pela cidade de São Paulo, nas mesmas vias por onde transitam os trens de passageiros. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;