Política Titulo
Regina assumirá cadeira de deputada na Assembleia
Por Gustavo Pinchiaro
do Diário do Grande ABC
29/12/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


Após o imbróglio eleitoral, a vereadora de Diadema Regina Gonçalves (PV) vai, enfim, assumir a cadeira de deputada estadual em março. O deputado reeleito Edson Giriboni (PV) foi indicado como o próximo secretário de Saneamento e Recursos Hídricos pelo governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB). Com isso, a verde, que era 1ª suplente do partido, alcança o status de parlamentar. O Grande ABC passa a figurar com sete deputados na Assembleia Legislativa para a legislatura 2011-2014.

Regina era considerada eleita até a véspera da diplomação. O ministro Adir Passarinho do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em decisão monocrática, liberou o ex-prefeito de Atibaia Roberto Tricoli (PV) dos questionamentos da Lei da Ficha Limpa, por conta de uma contratação sem licitação, e retirou a vaga da verde, que acabou como 1ª suplente.

Ao mesmo tempo que retirou a cadeira, Tricoli quase foi indicado como secretário de Meio Ambiente e, assim, devolveria a vaga a Regina. Por conta de "dificuldades de composição" Alckmin acabou colocando o deputado reeleito Bruno Covas (PSDB).

Com o peso da terceira maior bancada - nove deputados, atrás apenas de PT e PSDB - os verdes reivindicavam duas secretarias no governo paulista. "A ideia eram duas secretarias, mas por conta da dificuldade de formação da base, acabamos com uma", explicou o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV).

O Executivo também destaca o crescimento de representatividade na indicação em relação ao governo anterior de José Serra (PSDB- 2007-2010). "Tínhamos a de Promoção Social, que não era bem uma secretaria. Agora estamos onde tem mais a ver com o partido", disse.

O deputado federal Márcio França (PSB) também foi anunciado como secretário de Turismo. França era cotado para ocupar o Ministério do Turismo no governo Dilma Rousseff (PT) e, no grande ABC, era incentivador da aliança PSB-PT. "O PSB foi desvalorizado pelo governo federal. Só ficamos com dois ministérios e sem muito destaque. Em Diadema seremos governistas", disse o secretário de Segurança Alimentar do governo Mário Reali (PT, Diadema) e dirigente do PSB municipal, Manoel José da Silva, o Adelson.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;