Setecidades Titulo Ribeirão Pires
Parceria amplia serviços em hospital
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
04/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A ampliação dos serviços oferecidos pelo Hospital e Maternidade São Lucas, em Ribeirão Pires, após convênio firmado ontem entre a Prefeitura e a Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, começa já no próximo mês. A secretária municipal de Saúde e Higiene, Patrícia Freitas, acredita que em agosto entre em funcionamento o laboratório de análises clínicas da unidade. Vai dar suporte a toda demanda do hospital, não tem como estimar (o número de atendimentos), porque não temos uma série histórica”, disse ela.

Para setembro está previsto que o tomógrafo adquirido pela Prefeitura em 2014, mas que nunca foi utilizado, entre em operação, podendo atender 1.800 pacientes que aguardam pelo exame. A fila de espera, porém, será reavaliada.

Na última etapa da ampliação, a ser iniciada em três meses, o hospital passará a oferecer pequenas cirurgias de correção plástica, vasectomia e problemas de pele.

Da parceria, já está em execução a humanização dos procedimentos da maternidade, e ampliação do serviço de nutrição. Quatro enfermeiras obstetras e duas nutricionistas foram contratadas pela São Cristóvão. “Temos também oito leitos de retaguarda que vão tirar pessoas que estavam mal acomodadas na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Santa Luzia e trazê-las para um lugar devidamente preparado para recebê-las”, falou o prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB).

Ao final da implantação de todos os serviços, que ocorrerá até o fim do ano, o hospital terá 51 leitos, sendo dez para maternidade e 41 para clínica médica.

O convênio, que tem prazo de três anos, podendo ser prorrogado, não tem custo para a administração municipal, ficando totalmente à cargo da associação. Com isso, o Executivo terá economia anual de R$ 6 milhões. “Somos filantrópicos e como não temos capacidade interna de atender o SUS (Sistema Único de Saúde), fazemos o trabalho em 11 municípios (entre os quais, Rio Grande da Serra, com serviço laboratorial)”, explicou o presidente do Grupo São Cristóvão Saúde, Valdir Pereira Ventura.

À Prefeitura, cabe a gestão dos profissionais de enfermagem e administrativo, além dos insumos e suprimentos necessários para as atividades.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;