Cultura & Lazer Titulo
Torre de Pisa se inclinará mais um pouco no ano 2000
Por Do Diário do Grande ABC
08/07/1999 | 13:30
Compartilhar notícia


Inúmeros especialistas internacionais se reúnem nesta quinta e sexta-feira para avaliar os trabalhos de preservaçao da famosa Torre inclinada de Pisa, fechada ao público há dez anos por causa dos riscos de desabamento.

O otimismo era grande entre os especialistas e cientistas convidados depois de terem visitado ontem o monumento. "A Torre será salva para o próximo milênio e será endireitada meio grau (entre 30 e 40 cm) ainda este ano", declarou o presidente do Comitê de Salvaguarda da Torre, Michele Jamiolkowski, ao apresentar os primeiros resultados dos trabalhos iniciados em dezembro.

Construída entre o século XII e o século XIV, a Torre começou a inclinar-se lentamente durante os séculos que se passaram, chegando a declinar seis graus em relaçao ao eixo vertical.

Os 14 engenheiros e cientistas do Comitê, que estudam há anos o monumento, classificaram de "fantásticos" os resultados obtidos desde que começaram as experiências para endireitar a torre.

No total foram retirados cerca de 60 metros cúbicos de terra da parte Norte da Torre (que está inclinada para o Sul), a fim de dar maior estabilidade e por "pelo menos um século".

Desde dezembro passado, 7m3 de terra foram escavados, e a torre assim ganhou três centímetros. Cabos de aço de centenas de metros foram presos ao monumento par evitar qualquer risco durante os trabalhos de remoçao.

A segunda fase dos trabalhos deverá começar em setembro, desde que o financiamento seja aprovado pelo governo. Ainda sao necessários cerca de 4 milhoes de dólares para completar a reforma.

Símbolo da potência marítima de Pisa, a Torre foi concebida por Bobanno Pisano para desafiar a sua cidade adversária, Florença. A primeira pedra foi colocada em 9 de agosto de 1173, mas o campanário, edificado sobre um terreno instável, começou rapidamente a ceder. Os trabalhos foram suspensos e retomados apenas em 1272, concluindo um século depois. Com 59 metros de altura, coberta de mármore, foi imediatamente batizada como a "Torre inclinada de Pisa" e criou desde entao um misterioso encanto.

No curso dos séculos, arquitetos, historiadores, idealistas e charlataes de todo o mundo dedicaram projetos, pesquisas, poesias e profecias ao monumento, referindo-se sempre a sua incrível inclinaçao.

Cerca de 18 comissoes de especialistas e nove mil projetos para tentar salvaguardar a torre, sem que se alcançassem resultados evidentes até agora. Um norte-americano propôs edificar uma segunda torre inclinada, mas do outro lado, a fim de sustentar o velho monumento. As operaçoes para salvar a Torre, fechada ao público desde 1990, por razoes de segurança, foram insuficientes até agora.

Hoje em dia, a Torre se apresenta sustentada por uma série de cabos metálicos. Outros 24 piloes serao instalados em setembro para dar maior estabilidade ao monumento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;