Economia Titulo
Inflação medida pelo IGP-M sobe 1,02% em maio
Por Do Diário OnLine
20/05/2004 | 18:32
Compartilhar notícia


A inflação medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) subiu 1,02% na segunda prévia de maio, contra uma variação de 0,98% apurada no mesmo período do ano passado. Os números divulgados nesta quinta-feira pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) ficaram acima das expectativas dos analistas, que aguardavam uma alta entre 0,60% e 0,70%.

O aumento na inflação foi atribuído ao IPA (Índice de Preços no Atacado), que ficou em 1,28% pressionado pela disparada nos preços do petróleo no mercado internacional. O indicador tem peso de 60% no cálculo do IGP-M.

Já os preços no varejo, medidos pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), passaram de 0,22% para 0,46% entre a segunda prévia de abril e a de maio. O IPC tem peso de 30% no índice geral.

Por fim, o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), com peso de 10%, subiu de 0,55% para 0,70%.

No ano, o IGP-M acumula alta de 5,03% e, em 12 meses, a variação é de 6,74%. O índice corrige contratos de aluguel e é usado como indexador de algumas tarifas públicas, como a de energia elétrica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;