Cena Política Titulo
Parceria do passado

Walter Demarchi foi prefeito de São Bernardo na gestão 1993 a 1996. Em seu mandato teve como supersecretário Waldir Cartola, que fora deputado estadual algum tempo antes

Roberto Silva
Do Diário do Grande ABC
16/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Walter Demarchi foi prefeito de São Bernardo na gestão 1993 a 1996. Em seu mandato teve como supersecretário Waldir Cartola, que fora deputado estadual algum tempo antes. Tinham uma ótima relação. A parceria durou anos. Mais precisamente até a eleição de 1996. Waldir achava que era o candidato natural do governo à sucessão do amigo. Mas não era bem assim que Walter pensava. Tanto que escolheu, nos bastidores, Mauricio Soares para representar o grupo governista nas urnas. E ganhou a corrida ao Paço daquele ano. Waldir conseguiu arregimentar algumas lideranças para sua candidatura, mas ficou na quarta posição daquele pleito. Agora, a parceria entre as famílias pode ser reeditada na eleição do ano que vem. Alguns saudosistas acreditam que os vereadores Rafael Demarchi (PSD), sobrinho de Walter, e Pery Cartola (SD), filho de Waldir, devem estar juntos no pleito de 2016. Quem sabe até em chapa majoritária, compondo como candidatos a prefeito e vice. Os dois, por enquanto, não alimentam essa possibilidade. Mas a política é dinâmica e a ‘onda’ sempre pode ganhar forma. Será que o futuro pode repetir o passado? De repente a música de Cazuza O Tempo Não Para possa ser o jingle de campanha. Ano passado cogitou-se também uma dobrada entre os parlamentares. Mas Pery desistiu da candidatura a deputado estadual. Rafael deu andamento a seu projeto a federal, mas não se elegeu.

No embalo
O secretário de Governo de São Caetano, Nilson Bonome (PMDB), assumiu interinamente desde ontem a Pasta de Planejamento. O titular Diego Lourenço Pereira está de férias. Neste ano ele já acumulou o comando da Educação e de Serviços Urbanos.

Sobe o som
E quem visitar o peemedebista no gabinete para tratar de assuntos administrativos será recebido ao som de Tina Turner, Elvis Presley, Renato Teixeira, Zé Ramalho ou Marisa Monte. Esse é o grupo de artistas preferidos do secretário, que sempre está ouvindo música ambiente nos atendimentos.

Sem convite
O PT de Diadema realiza hoje, às 19h, na sede do partido, reunião com militantes e bancada de vereadores para tratar de candidaturas ao Legislativo e o nome do representante que disputará o Paço ano que vem. Enfim será discutida a possibilidade de o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), encabeçar a chapa. Porém, o parlamentar, que mudou seu domicílio eleitoral de São Bernardo para Diadema, não foi convidado para o evento.

Defesa
Em Mauá, o PT promoveu encontro para tratar de eleições. O ex-vice-prefeito, ex-secretário e ex-vereador Paulo Eugenio Pereira Júnior defendeu que o partido fizesse força-tarefa para evitar a saída do colega Rogério Santana – está de saída para a Rede, mas ainda não se desfiliou. Os dois, juntamente com o prefeito Donisete Braga (PT), agiram para desconstruir a candidatura de reeleição do chefe do Executivo Oswaldo Dias (PT) em 2012. O que se pergunta é: qual seria a próxima ação do grupo?

Boicote?
Nem o prefeito Luiz Marinho (PT) nem o secretário de Esportes, José Alexandre Pena Devesa (PT), foram à atividade do secretário estadual de Esporte do Estado, Jean Madeira (PRB), ontem, no Centro de Formação de Judô de São Bernardo. Dizem que foi boicote porque o governo de São Paulo mobilizou a cidade para receber o Jogos Abertos do Interior de maneira emergencial, mas recuou. A sede da competição deve ser Barretos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;