Setecidades Titulo
Médicos chegam ao sítio de Capiburgo em Mauá
Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
21/05/2004 | 22:01
Compartilhar notícia


Ruas de terra, sem calçamento, quase sempre cobertas pela neblina e que somam, no mínimo, 4 km de caminhada, sempre foram motivo de desculpa para as 300 famílias do bairro Capiburgo, em Mauá, deixarem de utilizar a Unidade de Saúde do Feital – a referência para esses moradores no município. Salvo raras exceções, até outro dia eles só saíam do bairro para procurar ajuda médica em casos de emergência; nunca para consultas periódicas. Assim, “candidatos” a doenças como diabetes e hipertensão só tinham conhecimento do problema quando sofriam crises agudas, algumas com desfecho fatal.

A solução encontrada pela coordenação da Unidade de Saúde do Feital foi aproximar, fisicamente, o atendimento clínico da população do Capiburgo. No bairro, predominam sítios, pesqueiros e algumas ocupações irregulares. Há menos de um mês, todas as quintas-feiras, a partir das 7h, uma equipe formada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, um dentista, um auxiliar de dentista e seis agentes comunitários se desloca para o prédio onde funcionava uma escola estadual, construída há 40 anos por um antigo morador e cedida na época ao Estado, cujos alunos foram transferidos em 2001 para outra unidade.

Segundo a coordenadora do posto de saúde, Iacy Milone Kovacsics, os atendimentos são pré-agendados pelos agentes comunitários. Cada dia, cerca de dez famílias são visitadas. Eles montam um dossiê com o perfil de cada residência e, assim, identificam desde casos de pessoas que têm de passar periodicamente pelo médico, como crianças e gestantes, até casos mais críticos.

“O caso que mais me comoveu foi o do seo Nicodemo”, disse a agente Valdinéia Zanette de Carvalho, 19 anos. Ela contou que o homem, um morador de rua com problemas mentais, ao ser entrevistado reclamou de uma dorzinha no pé. “Ele não tinha dinheiro para chegar ao posto de saúde de ônibus e achava que a dor era só um calo. Marcamos uma consulta, e quando o médico tirou sua bota, o pé dele estava cheio de feridas.”

Filho de pai diabético, o ajudante Aílton Gomes de Oliveira, 31 anos, se interessou em fazer exame de sangue para ver se repetiria o diagnóstico do pai. “Fizeram a coleta aqui mesmo, mas descobri que não tenho a doença. Mas vou ficar esperto porque estou acima do peso.”

Recém-descredenciado do convênio médico, o qual desembolsava R$ 900 por mês, o aposentado Carlos Alberto Arisi, 75 anos, achou oportuna a vinda semanal da equipe médica ao Capiburgo. “Faço controle da minha pressão arterial e estou tratando de uma micose”, afirmou Arisi, que possui uma chácara no bairro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;