Internacional Titulo
Novo governo das Ilhas Fiji presta juramento
Por Do Diário do Grande ABC
28/07/2000 | 00:20
Compartilhar notícia


O novo governo das ilhas Fiji prestou juramento nesta sexta-feira em uma cerimônia cercada por um forte esquema de segurança devido a violência que reina no arquipélago.

O presidente Josefa Iloilo confirmou em seu cargo, por três anos, o primeiro-ministro interino, Laisenia Qarase, designado ha quinze dias após a suspensao da lei marcial decretada pelos militares.

O novo gabinete, de 20 membros, nao inclui partidários de George Speihgt, líder do golpe de Estado deflagrado em 19 de maio passado. Speight, que reteve durante 50 dias no Parlamento o presidente e os ministros do antigo gabinete, foi preso na quarta-feira e deve ser julgado por traiçao. O governo interino deve organizar eleiçoes gerais nas ilhas Fiji em três anos.

A prisao de Speight e o ataque na véspera contra o prédio onde estavam entrincheirados os partidários do empresário golpista, reavivaram a violência no país, onde persiste a ameaça de guerra civil.

Rebeldes armados também seqüestraram na quinta-feira dois pilotos neozelandeses da Air Fiji ao norte de Suva e cerca de 50 fijianos de origem indiana foram capturados na cidade de Labasa.

Durante sua tentativa de golpe, George Speight denunciou a influência da comunidade indiana em Fiji, que representa 43% da populaçao mas controla a maior parte do comércio no arquipélago.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;