Cultura & Lazer Titulo
Mais cena alternativa
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
20/07/2006 | 09:18
Compartilhar notícia


Outro fruto do efervescente cenário musical alternativo de São Paulo é o álbum Res Inexplicata Volans (ST2, R$ 30 em média), do produtor Apollo Nove, que já trabalhou com diversos artistas do primeiro escalão, entre eles Otto, Nação Zumbi, e Planet Hemp.

Inquieto e sempre criativo, o artista ataca em diversas frentes. Além de atuar como compositor, pianista e colecionador de sintetizadores (tem 60), produz temas instrumentais climáticos a partir de múltiplas influências.

Com um repertório de 12 faixas, o disco flerta com o rock dos anos 70, o folk e os ritmos eletrônicos em suas versões mais psicodélicas.

Para executar essa antropofagia musical, Apollo convidou uma turma das mais respeitáveis.

A cantora Cibelle canta nas faixas Mr. Right Now, na agridoce Fruta Vermelha e em Yage Cameras. O cantor e compositor pernambucano Fred 04, líder do Mundo Livre S.A, declama um poema pessimista e lisérgico em War, canção soturna e repleta de órgãos Hammond. “É preciso fazer algo urgente, o barco velho vai caindo, o mesmo que antes, e me faz lembrar do quanto eu olhava para as estrelas”, diz um dos versos.

O disco, gravado no estúdio de Apollo em São Paulo, o Ludwig Van, e mixado em Paris pelo engenheiro de som Yann Arnaud, traz ainda outras feras da MPB, como o percussionista João Parahyba, do Trio Mocotó; os guitarristas Marcus Rampazzo e Lanny Gordin; o cantor Seu Jorge; o tecladista Juarez Santana; além das cantoras Tita Lima, filha do baixista e produtor Liminha, e Céu, que despontou no cenário musical no ano passado com um ótimo álbum de estréia.

Entre os destaques do disco está a faixa Ensaboar Você (soap you), que lembra os devaneios e interpretações de soul music propositalmente caricatas de Arnaldo Baptista à frente dos Mutantes.

Aliás, outra figura fundamental do clássico grupo paulistano abençoa o trabalho de Apollo. A cantora e compositora Rita Lee é sua parceira na autoria de Inexplicata, que sintetiza a miscelânea de gêneros e estilos presentes no álbum. A letra é uma colagem deliciosa de expressões em francês, italiano e espanhol sem qualquer nexo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;