Cultura & Lazer Titulo
Autores buscam patrocínio para livro sobre João Suzuki
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
17/07/2004 | 21:15
Compartilhar notícia


Da viagem do Japão ao Brasil, ainda na barriga da mãe, até a mais recente exposição, no ano passado, nada escapou aos olhos de José Armando Pereira da Silva e Enock Sacramento para a realização de 'João Suzuki', livro sobre o artista plástico de 69 anos — que mora em Santo André desde 1951. Na obra são esmiuçadas passagens de decisiva influência no desenvolvimento da produção pictórica de Suzuki, entre elas a prisão no Dops-SP (Departamento de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo), em 1969.

“O conteúdo está pronto, mas ainda não há patrocínio para a publicação. Com a verba em mãos, os primeiros passos serão fotografar as obras, revisar o texto e fazer sumários em inglês e também em japonês, tendo em vista que o Suzuki é de origem nipônica”, disse o pesquisador de cultura Pereira da Silva.

O projeto prevê tiragem de 2 mil exemplares no formato 24cm x 31cm, impressão em cores em papel cuchê e capa dura. Foi aprovado pela Lei Rouanet e está orçado em R$ 100 mil.

Os autores do livro conhecem o pintor desde os anos 1960, quando também começaram a acompanhar o desenvolvimento de sua trajetória, marcada por uma produção coerente e, do ponto de vista conceitual e estético, rica.

“Suzuki passou por várias ondas e tendências da arte e nunca abdicou à poética particular que desenvolve”, disse Pereira da Silva. “Na década de 60 ele foi um ícone entre os artistas nacionais emergentes. Todas as pessoas que o conheceram no período guardam uma imagem forte dele. Foi muito dedicado ao trabalho e engajado politicamente, embora apartidário e discreto”, afirma o crítico de arte Sacramento.

Conforme Pereira da Silva, Suzuki pagou e ainda paga o preço por fazer o que gosta e da forma que considera adequada: “Dos anos 50 para cá, o mercado de arte mudou. Hoje, quem não investe em marketing, em aparecer, acaba esquecido”.

João Suzuki deve ser o segundo livro de uma série dedicada a pintores de Santo André. O primeiro, lançado em setembro de 2002, foi Guido Poianas – Retratos da Cidade. O próximo objetivo é preparar um título sobre Paulo Chaves (1921-1989).

Independentemente da publicação de João Suzuki, já está programada para dezembro deste ano uma exposição de obras do artista no Salão de Exposições do Paço Municipal andreense.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;