Política Titulo São Caetano
Walter Figueira chega para ser ‘para-choque’ de Pinheiro

Ex-vice de Auricchio assume cargo de articulador político, substituindo Eduardo Casonato

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
18/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Vice-prefeito de São Caetano na gestão do ex-prefeito José Auricchio Júnior (PTB), Walter Figueira (sem partido) foi apresentado ontem como chefe de Gabinete do atual comandante do Paço, Paulo Pinheiro (PMDB). Walter substituirá Eduardo Casonato, que pediu exoneração do cargo na semana passada.

Desempenhando o papel de articulador direto com a população, Figueira disse que terá a função de “para-choque” do prefeito. “Terei esse papel de receber as pessoas, ouvir os pedidos, ver aquilo que pode ser atendido”, disse o novo integrante do governo peemedebista.

Walter Figueira afirmou que sua atuação ficará mais vinculada ao Paço, deixando a articulação com os vereadores a cargo de Moacyr Guirão (PMDB). “Ele já desempenha essa tarefa e aqui vamos complementar o atendimento”, considerou.

O novo articulador não vê problema em assumir cargo na gestão de Paulo Pinheiro, que rompeu com o governo Auricchio para disputar a sucessão municipal, derrotando a candidata governista Regina Maura Zetone (sem partido). “Quando fui vice-prefeito (2005 a 2012), desempenhei meu papel. Quando acabou meu mandato, me desfiliei (do PTB) do partido para não ter comprometimento e me dedicar à cidade.”

O novo chefe de Gabinete do Palácio da Cerâmica recebeu o convite para ingressar em outras siglas, mas recusou todas. “Não tenho mais pretensão de ser candidato, portanto, vou me manter apolítico. Hoje sou do PP, não o Partido Progressista, mas do Paulo Pinheiro”, disse.

Paulo Pinheiro atribuiu a nomeação de Walter Figueira à competência do ex-vice-prefeito. “Confio no trabalho dele, tenho certeza que dará o melhor de si. Tem um bom trânsito com os vereadores e vai colaborar muito com o nosso trabalho”, avaliou o peemedebista.

Segundo ele, Eduardo Casonato continuará atuando na administração, mas como assessor especial, acompanhando reuniões do Consórcio quando Pinheiro não participar da reunião.

Casonato foi um dos principais apoiadores de Pinheiro na empreitada eleitoral. Sua atuação no Paço nunca foi questionada, mas ele colecionou desentendimentos internos com a equipe de Pinheiro.

Ele foi a segunda baixa no governo Pinheiro desde 1° de janeiro. Quando a vice-prefeita Lúcia Dal’Mas (PMDB) rompeu com o Paço, seu marido, Marco Antonio Dal’Mas (PMDB), entregou o cargo de ouvidor do município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;