Internacional Titulo
Cuba será sede de Cúpula do Terceiro Mundo
Por Do Diário do Grande ABC
10/02/2000 | 10:34
Compartilhar notícia


Cuba será sede de uma cúpula do Terceiro Mundo em abril, na qual deverá ser fixada uma agenda que situa os países em desenvolvimento no centro da revoluçao técnica e econômica mundial no novo milênio.

Mais de 70 chefes de Estado e de governo poderiam assistir à primeira Cúpula do Sul, em Havana, de 10 a 14 de abril. Esse encontro foi organizado pelo Grupo dos 77, disse o embaixador da Nigéria na ONU, Arthur Mbanefo, cujo país ocupa atualmente a Presidência rotativa do grupo.

Criado em 1964 por 77 países em desenvolvimento, o grupo tem agora 133 integrantes e é a maior coligaçao do Terceiro Mundo na ONU. Seu objetivo é fomentar os interesses econômicos e sociais dos países pobres.

``A Cúpula de Havana é para restabelecer o compromisso dos estados membros do Grupo dos 77 com um novo programa econômico para o Sul', disse Mbanefo.

Essa reuniao terá quatro temas principais: a crescente tendência à globalizaçao, a melhora dos acessos ao conhecimento e à tecnologia, a ampliaçao do diálogo entre os países do Sul e as naçoes ricas e desenvolvidas do Norte e o incremento da cooperaçao entre Norte e Sul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;