Internacional Titulo
Autoridades e rebeldes da Cachemira discutem cessar-fogo
Por Do Diário do Grande ABC
03/08/2000 | 12:06
Compartilhar notícia


As autoridades indianas e os líderes do principal grupo armado da Cachemira, os Mujahedines do Hizbul, concordaram nesta quinta-feira em manter equipes de negociadores discutindo o cessar-fogo formal na regiao, que fica na fronteira do Paquistao.

O acordo foi obtido depois de 70 minutos de conversaçoes em Srinagar, capital de verao da Cachemira.

``Temos que discutir algumas bases, mas as duas partes estao de acordo em continuar negociando', disse o ministro indiano do Interior, Kamil Pande, sem especificar um calendário de negociaçoes.

As discussoes aconteceram um dia depois que os grupos opostos a um cessar-fogo mataram mais de 90 pessoas, numa série de ataques na Cachemira.

``Felicito os Mujahedines do Hizbul por estarem aqui. Concordamos em discutir seriamente as modalidades do cessar-fogo', disse Pande.

O comandante do Hizbul, Massod, disse que as futuras equipes negociadoras serao compostas por seis membros cada uma. ``Agradecemos ao governo que respondeu favoravelmente a nosso cessar-fogo', disse Massod, acrescentando que o Hizbul insistirá na participaçao paquistanesa no diálogo ``numa etapa posterior'.

A India responsabilizou os grupos apoiados pelo Paquistao pelas matanças cometidas esta terça-feira e Pande ressaltou que o país vizinho nao tem ``nenhum papel a desempenhar neste momento'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;