Cultura & Lazer Titulo
Cogumelos são atração de HQ
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
17/11/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


Tudo pode acontecer em terras distantes, épocas muito longínquas e universos mágicos. As infinitas possibilidades apresentadas por cenários como esse dão vida à imaginação dos autores de histórias em quadrinhos e foi o que ocorreu na cabeça de Jonatas Tobias, autor de ‘Cogumelos ao Entardecer’ (Devir Livraria, R$ 44, 112 páginas). Com aspecto de livro infantil, a publicação mostra que ainda há espaço para histórias minimamente interessantes.

Morando na pequena Vila de Aipo, Knox e Arroba não veem a hora de deixarem de ser crianças para chegar à vida adulta. O desejo dos amigos pode ser realizado se encontrarem os lendários cogumelos mágicos que, ao serem comidos, concede à pessoa qualquer coisa que quiser.

Knox está disposto a enfrentar perigos para se tornar um guerreiro melhor do que seu irmão e Arroba sonha em deixar o avô orgulhoso ao manter a tradição da família ao ser um grande mago – além de estar cansado do corpo de porco que conseguiu graças a erro de uma poção.

A aventura da dupla os leva a conhecer o corrupto mercador Lowgow-Jo e a perigosa Princesa. Esta última é responsável por levá-los ao Vale dos Cogumelos Mágicos e peça-chave no enigma por trás das misteriosas frutificações.

Os problemas enfrentados por Knox e Arroba podem não ser tão perigosos para quem já está acostumado com o mundo das HQs, mas a simplicidade do enredo criado por Jonatas Tobias – que também é responsável pelos traços – chama a atenção. ‘Cogumelos ao Entardecer ‘ traz pontos comuns a outros contos destinados ao público infantojuvenil, mas o enredo traz pequenas reviravoltas que o deixam muito mais atraente do que seus ‘concorrentes’. A mistura entre seres incríveis, momentos de ação e uma lição de moral ao fim deve agradar aos pequenos leitores, enquanto a honestidade do autor não causará repulsa nos fãs mais maduros das histórias em quadrinhos.

As ilustrações chamam a atenção, sendo que o desenvolvimento da história segue com um estilo finalizado e a pausa entre os acontecimentos contam com traços mais leves e artísticos.

MILO MANARA

O público paulista tem oportunidade de conhecer de perto o quadrinista italiano Milo Manara. Ele estará em São Paulo amanhã para abertura da exposição ‘Milo Manara – Uma Vida Chamado Desejo’, que entra em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363. Tel.: 3221-5558). O artista participa de uma sessão de autógrafos no local a partir das 21h. Manara é conhecido no meio dos quadrinhos por suas obras com grande apelo sexual e erótico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;