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CET defende entregas noturnas para aliviar trânsito
Por Do Diário do Grande ABC
06/04/2000 | 10:18
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Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostram que, no período das 22h às 6h, o sistema viário da capital tem 80% de capacidade ociosa. Este é um dos principais argumentos que a empresa responsável pela gestao do trânsito em Sao Paulo utiliza na defesa da entrega noturna de mercadorias no comércio, especialmente em supermercados.

"Hoje, existe uma enorme sobrecarga no trânsito durante o dia e uma grande ociosidade à noite", observa o gerente de planejamento da CET, Carlos Alberto Ferraz Campos. Segundo ele, um dos entraves que dificultam o transporte noturno de cargas é o hábito arraigado no setor comercial de trabalhar das 8h às 18h.

Na avaliaçao de Ferraz Campos, a diminuiçao no tempo com a entrega noturna de mercadorias gera economia de custos para todos os envolvidos nas operaçoes: embarcadores, transportadores e comerciantes.

Para a CET, o trânsito caótico durante o dia vai acabar tornando a entrega noturna uma opçao praticamente inevitável. "O escalonamento dos horários de transporte de cargas nao pode ser ignorado pelas empresas, pois é conseqüência das dificuldades econômicas de hoje", acrescenta Ferraz Campos.

Na opiniao do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Sao Paulo e Regiao (Setcesp), Romeu Natal Panzan, a entrega noturna é uma das principais alternativas para a melhoria das condiçoes de tráfego em Sao Paulo.

Entre as vantagens do abastecimento noturno, Romeu Panzan enumera a eliminaçao dos picos de recebimento, a diminuiçao dos níveis de poluiçao e de congestionamento e o aumento da vida útil e dos níveis de utilizaçao dos veículos de carga. "As vantagens sao muitas; infelizmente, a idéia encontra resistências, principalmente do setor comercial", lamenta.




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