Economia Titulo
Uruguai acusa Argentina de violar normas do Mercosul
Por Da AFP
26/12/2005 | 13:44
Compartilhar notícia


O chanceler uruguaio, Reinaldo Gargano, acusou a Argentina de descumprir normas do Mercosul, devido aos bloqueios de uma ponte organizados por cidadãos argentinos em protesto contra um eventual dano ambiental causado por duas fábricas de papel que estão sendo construídas perto da cidade uruguaia de Fray Bentos.

"Esses bloqueios impedem a passagem de caminhões e turistas, motivo pelo qual está sendo violado o artigo primeiro da norma do Mercosul, o qual determina que deve ser garantida a livre circulação aos setores produtivos", explicou Gargano em declarações à Rádio Diez, de Buenos Aires.

Vizinhos e entidades ambientalistas de Gualeguaychú, na província de Entre Ríos, bloquearam nesta sexta-feira a passagem em uma ponte sobre o rio Uruguai, que une essa cidade argentina a Fray Bentos. Os protestos devem prosseguir.

A ponte General San Martín é uma das principais vias de acesso de milhares de turistas argentinos às praias do Uruguai. "A solução está nas mãos das autoridades argentinas, porque o Uruguai não pode interferir no território argentino. Há normas que regem a nossa relação e devem ser respeitadas", disse o chanceler uruguaio, acrescentando que o país dará prosseguimento à instalação das fabricas de celulose da finlandesa Botnia e da espanhola Ence, com um investimento global de US$ 1,8 bilhão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;