Internacional Titulo
Chefe da diplomacia japonesa visita Seul
Da AFP
15/01/2003 | 08:25
Compartilhar notícia


A ministra das Relações Exteriores do Japão, Yoriko Kawaguchi, embarcou nesta quarta-feira para a Coréia do Sul, onde pode não ser muito bem recebida depois da surpreendente visita do primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, ao polêmico santuário de Yasukuni, na terça-feira.

Um encontro com o presidente sul-coreano, Kim Dae-Jung, foi anulada de última hora, oficialmente por problemas de agenda. Mas especialistas interpretam este ato como sinal de reprovação após a visita de Koizumi ao Yasukuni, monumento em homenagem aos soldados mortos pelo Japão e, ao mesmo tempo, aos criminosos de guerra.

Kawaguchi deve falar então, em Seul, com o ministro das Relações Exteriores sul-coreano, Choi Sung-Hong, e com o sucessor de Kim, o presidente eleito, Roh Moo-Hyun.

O gabinete da presidência sul-coreana afirmou que a anulação da reunião com Kim não tinha nada a ver com a visita de Koizumi ao Yasukuni.

Entretanto, na terça-feira à tarde, a Coréia do Sul expressou sua "cólera e grande decepção" diante do fato do mais alto responsável japonês ter ido novamente ao santuário de Yasukuni, símbolo do antigo regime militar do Japão".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;