Setecidades Titulo Religião
Paróquias comemoram dia de Santo Antônio

Programação da região inclui missas, bolo e pão benzido

Por Caroline Garcia
Especial para o Diário
13/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Conhecido como casamenteiro entre os católicos, o dia de Santo Antônio, comemorado hoje, tem programação especial com missa, bolo e pão benzido.

Na paróquia da Vila Alpina, em Santo André, as celebrações começam às 7h. O bolo foi feito por oito senhoras da igreja, auxiliadas por confeiteiros. "Contratamos os profissionais neste ano porque eles têm mais agilidade. É muita coisa para fazer", disse o frei José Moacyr Cadenassi. Os pedaços serão vendidos a partir das 8h.

"O bolo na nossa cultura tem sentido de festa, de celebrar a vida. No caso de Santo Antônio, comemoramos a Páscoa, que é o nascimento dele para os céus. Mas não é um bolo mágico", pontua o frei.

Entre as simpatias presentes na tradição popular estão colocar o santo de cabeça para baixo num copo de água até encontrar um marido, sequestrar o Menino Jesus dos braços de Santo Antônio e só devolver quando arrumar um namorado e ainda colocar duas agulhas dentro de uma vasilha com água e duas colheres de açúcar. Se no dia seguinte as agulhas estiverem unidas, é sinal de que o casamento se aproxima.

No entanto, frei Moacyr disse não incentivar simpatias, e que Santo Antônio não é classificado pela Igreja como casamenteiro ou milagreiro. "Isso está no imaginário popular. Não há nenhum fato na vida dele que prove isso."

Na paróquia de São Caetano serão quatro missas. A primeira às 8h e a última às 19h, que será campal, no pátio da igreja. Haverá também bênção de pães e venda de bolo a partir das 15h. Neste ano, o doce foi doado por uma padaria da cidade. As barracas da quermesse estarão funcionando. "É o dia que a gente espera o ano todo e, inclusive, está no calendário oficial do município", disse o padre Francinaldo de Sousa.

Segundo o religioso, a crença de casamenteiro veio do histórico de Santo Antônio ser defensor das famílias. "Defendia tanto a família que sempre era chamado quando havia separações para ajudar na união novamente."

Em São Bernardo e Ribeirão Pires também haverá programação especial para a data.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;