Setecidades Titulo
Audiência sobre usina lota Teatro Municipal de Sto.André
Vinícius Casagrande
Do Diário do Grande ABC
16/03/2001 | 00:05
Compartilhar notícia


Cerca de 500 pessoas lotaram nesta quinta o Teatro Municipal de Santo André para acompanhar a primeira audiência pública do processo de liberação da instalação da usina termelétrica Capuava Cogeração, no Pólo Petroquímico.

Diversas entidades políticas, ambientalistas e sindicalistas acompanharam de forma pacífica os discursos favoráveis e contrários ao empreendimento. Até as 23h55, os representantes do Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) ainda não haviam se manifestado.

Como a usina também poderá influenciar na atmosfera de Mauá, o Consema acatou a proposta de realizar nova audiência no município. “O prazo para o pedido já havia se esgotado, mas acatamos por unanimidade. A audiência deverá acontecer no final da próxima semana ou início da outra”, disse o secretário executivo do Consema, Germano Seara Filho.

A audiência começou com o discurso do diretor industrial da Petroquímica União, onde será instalada a usina, que mostrou os benefícios, principalmente econômicos, que ela pode trazer para a cidade.

Em seguida, o responsável pela elaboração do Rima (Relatório de Impacto Ambiental), Ricardo Simonsen, afirmou que os danos ambientais à região não aumentarão. “Para uma região metropolitana como o Grande ABC, a única alternativa viável para geração de energia e vapor é a cogeração a gás.”

O ambientalista Carlos Bocuy disse que a usina pode causar sérios problemas de saúde e que “a empresa tem um pensamento meramente econômico”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;