Memória Titulo
O embrião da Faculdade de Medicina

Médico Luiz Scarpelli oferece, na data do seu 90º aniversário...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/06/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Médico Luiz Scarpelli oferece, na data do seu 90º aniversário, informações sobre a formação do Grande ABC e sobre a história da medicina entre nós. Segue-se um dos casos: como nasceu a Faculdade de Medicina do ABC.

Dr. Scarpelli acompanhou a conversa preliminar que deu origem à Fundação ABC. A sugestão partiu de um médico andreense, Dr. Mário Degni, em conversa com o então prefeito Fioravante Zampol.

- Prefeito, o senhor precisa criar uma escola de medicina em Santo André.

- Dr., uma escola de medicina? Mas como? Com quais recursos?

- Com a participação do ABC, das três cidades. Unido, o ABC consegue ter a sua própria faculdade e formar os seus próprios médicos.

Dr. Scarpelli testemunhou este diálogo. Desde então, muito se falou, muito se escreveu. Hoje a Fundação ABC é uma realidade.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 13 de junho de 1982
Manchete - Chuva prejudica vacinação antipólio no Grande ABC.
Futebol - Começa a Copa da Espanha. Diário publica suplemento especial com 12 páginas.
Primeiro dia - Argentina e Bélgica abrem a Copa 82: Diego Maradona presente.
Segundo dia - Brasil estreia amanhã contra União Soviética.
Editorial - Reflexões sobre a Copa
Gente especial - Gilmar dos Santos Neves, o goleiro bicampeão brasileiro, é entrevistado por Milton Saldanha Machado: 100 vezes vestiu a camisa canarinho; 33 títulos conquistados.

EM 13 DE JUNHO DE...
1916 - Ady Bueno de Souza nasce em Santos. Vive em Santo André desde 1930. Foi uma das primeiras servidoras da Câmara de Santo André: o atual Legislativo foi instalado em 1º de janeiro de 1948 e ela admitida pelo presidente Fioravante Zampol em 13 de janeiro daquele ano. Memória presente do Legislativo andreense e da vida social da cidade.

SANTOS DO DIA 
Antonio de Pádua e de Lisboa, Aquilina e Peregrino.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012.
Na foto, Anjo tocheiro. Século 18. madeira policromada. Origem: Salvador, Bahia. A imagem carrega um curioso castiçal em forma de cornucópia
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

Dia de Santo Antônio 
Chame por um Antônio na Rua Coronel Oliveira Lima, na Rua Marechal Deodoro, na Avenida Goiás, e você corre o risco de ter a resposta de muitos caminhantes. 
Aos Antônios do Grande ABC, felicidades no seu dia. E, em homenagem, a notícia do Dia do Padroeiro na Paróquia de Santo Antônio, da Vila Alpina, localizada em Santo André, no coração do Grande ABC. Obrigado, Claudia.

SOS Matarazzo

História importante, transformadora. A origem, o desenvolvimento, a curva descendente. Por tudo, o complexo Matarazzo tem uma importância ímpar em São Caetano. Mais do que justificativas burocráticas e padronizadas, é preciso fazer alguma coisa nova, criativa, na preservação desta história.

Sabemos que as ruínas no bairro Fundação têm sido mexidas e usurpadas. Ótimo quando o material encontrado alcança boas mãos, públicas ou particulares. Mas muita coisa é transformada em sucata. O que fazer para sistematizar esses objetos e mesmo documentos como relatórios encobertos pela poeira do tempo? 

Guerra judicial
Texto: Everton Calício

A IRFM ainda detém a maior parte do terreno do seu sítio em São Caetano. Trata-se, basicamente, da área da Cerâmica Matarazzo e parte da Química Matarazzo. Esses terrenos e os equipamentos industriais neles localizados encontram-se indisponíveis devido a bloqueios judiciais por parte do BNDES. 

Parte da história de São Caetano se esvai com o fim da unidade São Caetano das IRFM. De um lado, a especulação imobiliária; de outro, os problemas financeiros da Matarazzo. Tudo isso é cruel, em especial para quem um dia conheceu isso tudo em pleno funcionamento.

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Jandira Cabral de Rosa, 88. Natural de São Paulo (SP). Dia 10. Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.
João Francisco dos Anjos, 80. Natural de Santo Anastácio (SP). Dia 9. Cemitério Curuçá.
Josefa Clemente Barboza, 78. Natural de Caruaru (PE). Dia 9. Cemitério Curuçá.
Ifigênia Lourenço Rodrigues, 75. Natural de Teixeiras (MG). Dia 10. Cemitério Curuçá.
Dagmar Oliveira Melo, 73. Natural de Ibicarai (BA). Dia 10. Cemitério Curuçá.
José Maria Filho, 66. Natural de Santo André. Dia 9. Cemitério Curuçá.
Leonilde de Faria dos Santos, 60. Natural de Camanducaia (MG). Dia 9. Cemitério Curuçá.

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)
Itália Nylas, 90. Natural de Sarandi (SP). Dia 9.
Francisco de Oliveira Neves, 87. Natural de Pedra Branca (CE). Dia 9.
Francisco Alves, 86. Natural de Lavras de Mangabeira (CE). Dia 7.
Regina Palmeira, 84. Natural de Cosmópolis (SP). Dia 5.
Hajime Negami, 81. Natural do Japão. Dia 8.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;