Cultura & Lazer Titulo
Itália proíbe 'Apocalypto', de Mel Gibson, para menores de 14 anos
Da AFP
08/01/2007 | 19:12
Compartilhar notícia


Um tribunal administrativo italiano proibiu nesta segunda-feira para menores de 14 anos o filme "Apocaplypto", do ator e diretor americano Mel Gibson, devido às cenas violentas da fita, noticiaram meios locais.

O tribunal administrativo de Lazio (região de Roma, centro da Itália), acolheu assim o recurso apresentado na quinta-feira passada pela associação de consumidores Codacons, que defendia a proibição do filme para menores.

Stefano Dammicco, diretor da Eagle Pictures, distribuidora do filme na Itália, declarou ter "tomado nota" da decisão judicial sobre o filme de Gibson, um longa-metragem de ficção sobre a civilização maia.

No entanto, Dammicco protestou contra uma medida "contrária" à opinião da comissão de "revisão cinematográfica", "único órgão oficial considerado apto para impor uma proibição a menores".

Em dezembro, a citada comissão deu luz verde para que o filme não tivesse restrições de idade.

A decisão despertou uma polêmica na Itália, diante das denúncias de vários deputados tanto de esquerda quanto de direita pelas cenas violentas do filme.

O ministro italiano da Cultura, Francesco Rutelli, pediu na quinta-feira aos administradores das salas de exibição que "desaconselhem" o filme aos menores desacompanhados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;