Esportes Titulo Confidencial
Mônaco + 500 Milhas: combinação imperdível
Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
26/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Para quem é fã de velocidade, este fim de semana será mais do que especial. Duas das mais tradicionais e importantes provas do mundo do automobilismo serão realizadas no domingo: o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 e as 500 Milhas de Indianápolis de Fórmula Indy. Apesar das diferenças óbvias – enquanto a primeira é pelas apertadas ruas do principado francês, a segunda é no mais famoso circuito oval do mundo –, existem as coincidências por toda a mística que envolve as corridas, incluindo particularidade com pilotos brasileiros.

A pista monegasca teve a primeira aparição no calendário da F-1 em 1950. E, em 76 provas até aqui, ninguém triunfou mais do que Ayrton Senna, que terminou em primeiro lugar em seis oportunidades (1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993), ganhando inclusive o apelido de ‘Rei de Mônaco’. A cidade-Estado, aliás, pode ser chamada de residência por diversos pilotos do atual grid da categoria, como Felipe Massa, o australiano Daniel Ricciardo, os britânicos Jenson Button e Lewis Hamilton, além do alemão Nico Rosberg, líder do corrente campeonato.

As belezas da localidade ao Sul da França, banhada pelas águas do Mar Mediterrâneo, são compostas por jardins, museus e a bela baía onde os endinheirados aportam seus iates em busca dos casinos locais. Um deles, inclusive, está bem em frente à curva mais famosa do calendário, a do Grand Hotel, a qual os pilotos contornam a só 48 km/h. E por mais que nos últimos anos as corridas tenham sido monótonas e com poucas ultrapassagens, é o GP de Mônaco, oras.

Já o tradicional autódromo norte-americano Indianápolis Motor Speedway receberá a 100ª edição das 500 Milhas – e o colega de Diário Demetrio Damiani estará lá, acompanhando de perto (que inveja boa!). Com capacidade permanente para 257 mil pessoas – sem dúvida estará completamente lotado para essa histórica corrida –, o traçado oval já foi palco de muitos acidentes impressionantes, mas também de grandes vitórias e litros de leite degustados pelos campeões que cruzam a linha de tijolos na frente.

São 70 triunfos de pilotos dos Estados Unidos e a nacionalidade que aparece como principal vencedora, tirando os competidores da casa, é justamente a brasileira, com as três vitórias de Helio Castroneves, as duas de Emerson Fittipaldi, uma de Gil de Ferran e outra de Tony Kanaan, que entrou para a história ao completar as 200 voltas no tempo mais rápido: 2h40min03s.

Apesar de ser feriado, a patroa que me desculpe, mas vou ter de ficar na frente da televisão acompanhando as provas!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;