Esportes Titulo
Tribunal garante
Ramalhão na Série C
Por Anderson Fattori
Dérek Bittencourt
16/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O Santo André vai disputar novamente a Série C do Campeonato Brasileiro em 2012. A equipe nem precisou entrar em campo para definir o futuro. O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgou ontem recurso do Joinville-SC no caso do lateral-direito Cláudio, do Brasil de Pelotas, na partida de estreia contra o Ramalhão. O jogador estava suspenso e não poderia entrar em campo. Assim, o clube gaúcho perdeu os três pontos que havia conquistado na vitória por 3 a 2, e mais três (totalizando seis pontos), caindo para a lanterna do Grupo D, com um ponto, contra sete do time andreense. As equipes agora apenas cumprem tabela, domingo, às 16h, em Pelotas, na última rodada da fase de classificação.

O julgamento durou cerca de meia hora e deixou andreenses e gaúchos apreensivos - em Primeira Instância o Brasil-RS havia sido inocentado por 4 votos 1. O primeiro a falar foi o procurador Paulo Schmitt, que analisou o caso. "O atleta é punido em um campeonato nacional e não cumpre. O argumento é que cumpriu em um campeonato estadual. É um absurdo", disse, referindo-se à expulsão do jogador na Série C do ano passado, enquanto ainda era jogador do Ituiutaba-MG - atualmente Boa Esporte.

A pena tem, obrigatoriamente, de ser cumprida em outra competição nacional. "Os clubes estão respaldados por documentos da CBF. É um absurdo (o Brasil-RS) dizer que não sabia (da suspensão). Que fique desorganizado o futebol para sempre então", exaltou Schmitt.

O advogado de defesa do Brasil, Domingos Moro, tentou argumentar - mais uma vez, afinal em primeira instância foi absolvido. "Alguns cartórios são ultrapassados. Se a federação não presta, vamos punir o filiado? No entender deste defensor é uma situação diferente de outras que vieram a este tribunal. Não posso crer que alguém acusado de um furto possa mudar o curso e ser condenado a assassinato e o furto está comprovado que não houve", comparou.

Mas não teve jeito. O auditor relator votou pela perda dos seis pontos, os demais auditores o acompanharam e o Xavante vai disputar a Série D.

ALÍVIO

Não era exatamente dessa forma que o Santo André imaginava escapar do rebaixamento para a Série D, mas não dá para esconder a sensação de alívio com o resultado do julgamento que manteve o time na Terceirona. Mesmo sem obrigação de vencer, a diretoria garante que o Ramalhão viaja ao o Sul para o confronto com o Brasil-RS bastante motivado.

"Não muda nada na nossa programação. Vamos viajar em busca dos três pontos como se a vitória fosse fundamental para nossa permanência na Série C. O jogador tem de estar consciente que precisa entrar em campo e vencer a partida, independentemente do resultado do julgamento, afinal, eles recebem salário para isso", cobrou o presidente da Santo André Gestão Empresarial, Ronan Maria Pinto.

O dirigente mostrava confiança com o resultado do julgamento. "Se fez justiça, afinal o Brasil cometeu erro administrativo e precisava ser punido. Faz parte do jogo, assim como aconteceu com o próprio Santo André anos atrás", ressaltou Ronan, referindo-se aos 12 pontos retirados do Ramalhão no Brasileiro da Série B de 2004, quando o time escalou irregularmente o atacante Osmar e o zagueiro Valdir nos jogos contra o Paulista e o Avaí.

O jogo com Brasil-RS é considerado pela diretoria como o primeiro passou rumo ao planejamento para 2012. "Temos de começar a pensar no time que vai disputar a Série A-2 do Paulista no primeiro semestre. Esse jogo será fundamental para isso", finalizou Ronan.

Rotta confessa sensação de dever cumprido e projeta 2012

A permanência do Santo André na Série C do Campeonato Brasileiro tirou peso das costas do técnico Rotta. Contratado no meio da competição para substituir Sandro Gaúcho, o treinador tinha como meta evitar o rebaixamento e, se possível, conseguir vaga na segunda fase. Apesar de lamentar os vacilos que tiraram a chance de a equipe se manter na luta pelo acesso, o técnico não esconde a sensação de dever cumprido com a permanência na Terceirona.

"Fico feliz por termos conseguido parte do objetivo, mas triste porque sei que o time tinha condições de ir mais longe. Lamento a derrota para a Chapecoense (2 a 0, na última rodada) que nos tirou da briga, mas agora é fechar bem a competição e iniciar o planejamento para 2012". ressalta.

Com contrato até o fim da Série C, Rotta espera ser chamado nos próximos dias para renovar o vínculo. "Não é segredo que pretendo ficar no Santo André. Seria ótimo, mas ainda não conversei com a diretoria. Temos de nos estruturar e brigar pelo acesso para a Primeira Divisão do Paulista. O Santo André precisa pensar grande", comenta.

Sobre a despedida contra o Brasil-RS, domingo, às 16h, fora de casa, o treinador espera time determinado em campo. "Temos de vencer o jogo e estaremos ainda mais motivados para isso. O bem sempre vence o mal e foi isso que aconteceu no julgamento do Brasil. Eles erraram e foram punidos", argumentou.

Sem contar com o atacante Cristiano Brasília e o volante Negretti, suspensos, o técnico soube ontem que não terá o zagueiro Sandoval, com incômodo muscular. Para seu lugar o treinador deve dar chance a Victor Hugo (AF).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;