Política Titulo Definição
Muraki é o novo líder do governo em Ribeirão
Por Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
12/01/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


Após diversas conversas com o prefeito Clóvis Volpi (PV), o vereador Antônio Yosiaki Muraki (PTB) foi nomeado líder do governo para este ano.

O petebista desbancou Edson Savietto, o Banha (PDT), que também era cotado para o posto e acabou preterido pelo chefe do Executivo de Ribeirão Pires.

"O prefeito aceitou meu nome com bastante facilidade, até porque já fui líder dele antes", avaliou Muraki - que auxiliou Volpi no Legislativo durante os anos de 2005 e 2006.

Para o parlamentar, ter desistido da eleição para presidente da Câmara no fim do ano passado foi outro fato que pesou favoravelmente. "Achei coerente não fazer disputa pela mesa. Não havia necessidade", avaliou. Por fim, o petebista votou no seu adversário no embate, Gérson Constantino (PV), que acabou sendo eleito presidente.

Apesar disso, Muraki frisou que a escolha foi inteiramente do prefeito. "Isso foi uma decisão do Executivo", ponderou.

Por sua vez, Volpi ressaltou a sintonia com o vereador. "Tem muita competência, além disso, muita experiência, já foi meu líder. Sem falar que tenho bom relacionamento com ele", declarou.

O principal desafio do petebista será garantir a aprovação da propositura que institui no munícipio o Cidade Limpa, que visa eliminar a poluição visual na cidade. A matéria entrou na pauta do ano passado e deve continuar causando polêmica no primeiro semestre. "Temos discussão importante. Esse projeto será implantado a médio prazo. Queremos informar todos os interessados", salientou o vereador.

 

PRETERIDO

A decisão pegou muita gente de surpresa, pois Banha era o mais cotado para assumir a interlocução. "Não esperava. Realmente, pensei que o Banha fosse ser o escolhido", confessou o atual presidente, Constantino. Nos bastidores, o verde sempre defendeu o seu colega e chegou a afirmar que "tinha mais convivência com Banha".

O comandante do Legislativo levantou a bandeira branca para o novo líder. "A disputa (pela presidência da Câmara) é algo do passado. Não levo resquícios. Tenho conversado bastante com ele sobre assuntos relacionados ao funcionamento da Casa. Estaremos em sintonia e vou ajudá-lo no que for preciso", amenizou.

Banha não se mostrou chateado com a nomeação do colega. "A liderança tem que ser algo que vem do prefeito. Quando falei com o Volpi, ainda não estava na mesa diretora, acho que isso pesou um pouco, pois o primeiro secretário tem muitas tarefas", lembrou.

O democrata trabalhista fez questão de ressaltar as qualidades do colega. "Ele tem muita competência para assumir o cargo de líder". Sobre Banha, o prefeito desconversa. "O Banha já está contemplado na mesa e fez bom trabalho como presidente durante esses dois anos", ponderou Volpi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;