Economia Titulo Inec
CNI vê otimismo no consumidor
Por
28/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O otimismo da população em relação à situação econômica voltou ao nível em que estava antes que a crise financeira internacional atingisse seu auge, em setembro do ano passado. O Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor) relativo ao terceiro trimestre, divulgado na semana passada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), subiu 4,7% em relação ao segundo trimestre, atingindo 115,4 pontos. É o terceiro melhor resultado da série histórica iniciada em 2001.

O Inec é composto pela média ponderada de seis variáveis que afetam diretamente a inclinação do cidadão para consumir. Todos os componentes melhoraram em relação à pesquisa do segundo trimestre de 2009. Para a CNI, a melhora no otimismo sugere que haverá aumento do consumo no último trimestre de 2009.

O resultado do Inec foi praticamente igual ao levantamento do terceiro trimestre de 2008, quando ficou em 115,6 pontos. O dado do último levantamento também está apenas 0,6 ponto percentual abaixo do recorde histórico do Inec, de 116 pontos, atingido no terceiro trimestre de 2006. A melhora no indicador foi puxada pela expectativa de recuperação do emprego.

"Trata-se de uma reversão de expectativas bastante expressiva, provavelmente em decorrência da melhora do mercado de trabalho e do aumento do emprego", afirma a CNI.

A pesquisa revela que caiu o número de pessoas que esperam ficar mais endividadas e que cresceu o número de entrevistados que estimam melhora da renda pessoal e pretendem comprar bens de maior valor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;