Nacional Titulo
RJ: subsecretário de Segurança denuncia grampo
Do Diário do Grande ABC
03/04/1999 | 12:56
Compartilhar notícia


Uma denúncia de grampo telefônico ilegal feita pelo subsecretário Luiz Eduardo Soares - a interceptaçao seria operada por agentes da área de informaçoes do governo- abriu uma crise na Secretaria da Segurança Pública do Rio. Uma auditoria será aberta no Centro de Inteligência e Segurança Pública (Cisp) para apurar a acusaçao de Soares.

O subsecretário afirma ter sofrido ameaças, trocou números de telefone, nao fala com auxiliares pelo celular e evita reunioes em sua sala. O governador Anthony Garotinho (PDT) disse ter sabido do problema pela imprensa e que seus aparelhos sofrem varreduras, mas nada foi descoberto.

Soares é um professor da área de Ciências Sociais, defensor da política de respeito aos direitos humanos, contrário à violência policial e com crescente prestígio com o governador . É de Soares o projeto de modernizaçao e informatizaçao das delegacias da Polícia Civil, conhecido como Delegacia Legal, um dos outdoors do atual governo.O Cisp foi criado na administraçao passada e concentra agentes da área de informaçoes, inclusive do Exército. Seus integrantes já foram acusados de truculência e ilegalidade.

Os dois grupos estavam em confronto há algum tempo. As divergências levaram ao pedido de demissao do coronel Romeu Ferreira, diretor do Cisp até a semana passada. Soares e Ferreira chegaram a discutir na presença do secretário, general José Siqueira. As informaçoes de que os telefones de Soares estariam grampeadas teriam sido levadas ao subsecretário por agentes do próprio Cisp.

Mudanças - Uma varredura da Polícia Civil encontrou indícios de que a informaçao poderia ser verdadeira. Agora o Cisp deverá ser esvaziado. Alguns de seus agentes serao transferidos para a recém-criada Central de Inteligência da Polícia Civil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;