Internacional Titulo
Rússia teme extensao do conflito checheno
Do Diário do Grande ABC
12/05/2000 | 11:12
Compartilhar notícia


As autoridades russas passaram a temer um agravamento do conflito checheno, que pode se alastrar para outras repúblicas do Norte do Cáucaso, depois da primeira emboscada promovida pelos rebeldes separatistas fora da república separatista, já no território da vizinha Inguchétia. O ataque, que deixou 19 soldados russos mortos, tornou claro para o mundo que o exército da Rússia ainda nao conseguiu isolar a Chechênia como pretendia.

Unidades do ministério do Interior da Inguchetia continuavam patrulhando a regiao onde ocorreu a emboscada, a cerca de 7 km da fronteira com a Chechênia, para tentar encontrar os rebeldes. Segundo as últimas informaçoes, a emboscada deixou 19 mortos entre as tropas do ministério do Interior, incluindo uma mulher. Há também notícias sobre um desaparecido.

``A guerra se estende para fora da Chechênia', foi o título do jornal russo Vremia, esta sexta-feira.``As ameaças dos separatistas chechenos, de transformar o Norte do Cáucaso em sua zona de resistência, já nao podem ser consideradas uma balela', afirmou o jornal Nezavissimaia Gazeta.

O Kremlin manifestou, nesta quinta-feira, sua preocupaçao, depois do primeiro ataque fora do território da república independentista desde o início da operaçao russa na Chechênia, em 1º de outubro de 1999.

Segundo informaçoes dos serviços de inteligencia, os rebeldes chechenos querem estender os combates a outras duas repúblicas do Norte do Cáucaso, Inguchétia e Daguestao, disse o assessor do Kremlin, Serguei Iastrjembski. Este ataque pode ser ``a primeira confirmaçao deste plano', afirmou.

De acordo com as forças federais, o ataque realizado por cerca de 40 rebeldes foi bem preparado e durou apenas 20 minutos. No local, ainda é possível ver muitas marcas de sangue, mas nenhum corpo foi encontrado.

O presidente da Inguchétia, Ruslan Aushev, acusou de o exército russo de incompetente, afirmando que este é incapaz de isolar a Chechênia do resto do território. O motivo oficial da operaçao militar russa contra a Chechênia depois das incursoes guerrilheiras ao Daguestao, em agosto de 1999, foi precisamente estabelecer um cordao de isolamento ao redor da república.

``Se o comando das tropas federais nao consegue cercar a regiao onde estas realizam as operaçoes, nós nao somos os responsáveis, afirmou Aushev.

Por outro lado, os combates entre tropas russas e forças rebeldes perto de Serjen Yurt (30 km a Sudeste de Grozny), no Sudeste da Chechênia, deixaram 30 mortos entre os rebeldes e dois mortos e quatro feridos entre as forças federais, afirmou esta sexta-feira o Estado-Maior, segundo a agência Interfax.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;