Cultura & Lazer Titulo
Segunda volta da família Schürmann pelo mundo
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
19/09/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


Vilfredo e Heloísa Schürmann, brasileiros que abandonaram suas carreiras (economista e professora) para concretizar o sonho de uma vida sobre as ondas, são conhecidos do público. Em 1997, eles se propuseram a fazer a mesma rota do explorador português Fernão de Magalhães e alguns episódios foram exibidos no Fantástico.

A mesma história, acrescida de relatos recentes da família e de uma animação que remonta as aventuras de Magalhães chega agora em DVD, sob o título O Mundo em Duas Voltas.

O documentário explica os primórdios do fascínio desse casal e dos filhos Pierre, David, Wilhem e, mais tarde, Kat, pelo mar. A mãe de Heloísa presenteou o casal com uma viagem ao Caribe. Do primeiro passeio de navio à compra de um velho barco de madeira foi um passo.

A primeira volta ao mundo marítima começou em 1983 e terminou dez anos depois. Os filhos tinham então 25, 20 e 17 anos. Apenas o filho do meio, David, acompanhou os pais na aventura mais recente.

A segunda volta ao mundo da família foi também a primeira e derradeira viagem de Kat ao lado dos pais adotivos. Neo-zelandesa e soropositiva, a menina foi acolhida pelos Schürmann quando tinha três anos. Morreu no ano passado, aos 13, de complicações de uma pneumonia. Ao lado de belas imagens de paisagens, o filme é uma homenagem a própria família, que realizou o sonho mesmo sendo taxada de maluca.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;