Política Titulo
Serra diz que quebra de sigilo está no DNA do PT
Por
06/09/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


O candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, voltou a falar ontem sobre a quebra de sigilo de dados fiscais de pessoas do seu partido. "Não tenho dúvida nenhuma que o PT está envolvido. Esse é o DNA do PT", afirmou, referindo-se à violação de informações d imposto de renda do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, de sua filha Verônica e de outros tucanos.

De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o analista tributário Gilberto Souza Amarante, que acessou os dados de Eduardo Jorge inúmeras vezes em Minas Gerais, é filiado ao PT desde 2001.

Serra evitou partir para o confrontou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que anteontem afirmou que o candidato tucano faz "jogo rasteiro" ao "colocar a família como vítima". Na série de críticas a Serra, Lula afirmou que o programa do candidato "está pesado, rasteiro. É próprio de quem não sabe nadar, cair na água, e ficar se batendo até morrer afogado", afirmou o presidente.

Perguntado sobre as afirmações de Lula, o candidato tucano disse que quem teria que vir à tona e debater seria a candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff. "A Dilma fica na sombra do Lula na campanha e agora no debate. Está mais do que na hora de a Dilma se manifestar", disse em entrevista à imprensa na saída do Museu da Língua Portuguesa, na região da Luz, no Centro de São Paulo.

Aproveitando a visita ao museu, Serra afirmou que o modelo deveria ser replicado para outras capitais do Brasil. "O Museu da Língua Portuguesa é um lugar onde a pessoa adquire mais cultura, aprende mais sobre o idioma e aprende de uma forma divertida", afirmou.

Indagado se os outros museus também seriam em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Serra afirmou que poderiam ser e citou como exemplo um outro caso que considera de sucesso: o Museu do Futebol, no Pacaembu. "É o melhor museu de futebol do mundo. Isso eu tenho escutado até de representantes da Fifa", disse.

No fim de semana, Dilma cancelou participação em todos os compromissos de campanha, inclusive em comício ao lado de Lula em Guarulhos no sábado, para acompanhar o nascimento do neto Gabriel, no Rio Grande do Sul.

MARINA SILVA

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, condenou mais uma vez o episódio sobre o vazamento de sigilos fiscais e criticou o que chamou de "descontrole" na Receita Federal. "É isso que dá quando não se tem transparência, se banaliza o dolo", disse a candidata em evento de campanha em Rio Branco, no Acre. Marina disse que os brasileiros estão vulneráveis. "Antes de ficar com uma preocupação individual, tenho a preocupação institucional como senadora, como candidata e cidadã, de que se investigue e que possa se punir os culpados, que se assumam responsabilidades com esse descontrole na gestão pública.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;