Setecidades Titulo De Diadema
Mãe mobiliza internet em busca de máquina de Braile para o filho

Vinicius, 8 anos, conta com apenas 4% da visão do olho esquerdo

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
23/05/2022 | 22:27
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A família do pequeno Vinícius Nunes Ribeiro, 8 anos, se mobiliza pela internet para levantar recursos que possam custear uma máquina de Braile e uma lupa digital para o garoto, que tem apenas 4% de visão do olho esquerdo, devido a quadro de catarata congênita. A visão do olho direito a criança perdeu após série de cirurgias. Vinícius, que mora em Diadema, é bolsista em uma escola especial para deficientes visuais e precisa do equipamento para fazer as tarefas de casa.

A dona de casa Samantha Nunes Felizardo, 39, explica que, por conta das necessidades dos filhos – além da deficiência visual, Vinícius é autista e o filho mais novo, Miguel Nunes Ribeiro, 7, tem TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), perda de audição e está investigando a possibilidade de ser autista – não consegue trabalhar. Dessa forma, lançou, com ajuda de uma plataforma, vaquinha on-line para levantar os valores necessários.

A meta é arrecadar até 13 de junho o montante de R$ 17 mil, que seriam suficientes para aquisição da máquina e da lupa, além de uniformes e materiais escolares, já que a bolsa que o aluno recebe custeia apenas as mensalidades. “As leituras nós fazemos juntos, mas as lições que precisam ser feitas em Braile, ele ainda não tem como fazer”, explicou a mãe. 

Vinícius já lê em braile desde o ano passado e ter os equipamentos adequados vai permitir que ele se desenvolva ainda mais, complementa Samantha. “Ele é muito inteligente, as professoras sempre o elogiam”, destacou. O aluno está cursando o 2º ano do ensino fundamental. O link para colaborar com a vaquinha do Vinícius é o https://voaa.me/vinicius-crianca-cega.

AJUDA NO TRANSPORTE

A divulgação da vaquinha para que Vinícius consiga a sua máquina de Braile e a sua lupa digital para baixa visão não é a primeira que visa ajudar a família. Em 2021, o Diário mostrou que a mãe dele aguardava que a Prefeitura de Diadema disponibilizasse um acompanhante para o transporte escolar, já que como o irmão também tem necessidades especiais, a mãe não tinha com quem deixa-lo e todos os dias os três saíam de madrugada de casa para acompanhar Vinícius até a escola. Após reportagem publicada em fevereiro de 2021, o MP (Ministério Público) determinou que a administração municipal disponibilizasse o acompanhante, sob pena de ser multada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;