Política Titulo Editorial
Foco na segunda dose
Por Do Diário do Grande ABC
07/09/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


Cidades do Grande ABC se mobilizam, desde quinta-feira, para aplicar o reforço da vacina contra a Covid-19 no público idoso. Nada contra a medida. A imunização extra se tornou necessária para conter os efeitos da variante delta do novo coronavírus, que é mais letal em pacientes a partir de 60 anos. É preciso, todavia, que os gestores públicos não se esqueçam de que muitos moradores das sete cidades ainda estão na fila de espera pela segunda dose. Enquanto o ciclo de proteção estiver incompleto na maior parte da população, a pandemia seguirá fazendo vítimas.

É curioso que, com raríssimas e honrosas exceções, prefeitos e secretários de saúde festejem o avanço da primeira dose e o início da aplicação do reforço em idosos e não dirijam o mesmo entusiasmo para a segunda etapa do ciclo vacinal. Infectologistas são unânimes em dizer que a circulação do vírus só começará a sofrer prejuízos depois que mais de 70% da população estiver 100% imunizada. Ainda falta bastante para que isso ocorra no Grande ABC, onde somente 36,2% dos moradores estão totalmente protegidos, segundo dados mais recentes.

Enxergam-se algumas iniciativas tímidas, pontuais, destinadas a mudar o cenário. Uma delas, que merece destaque, foi tomada pelo prefeito mauaense Marcelo Oliveira (PT). O governo petista transformou em posto de vacinação móvel veículo da frota que começou ontem a percorrer os bairros da cidade atrás de moradores que só haviam tomado a primeira dose.

Há ações muito mais ousadas fora da região. O prefeito da Capital, Ricardo Nunes (MDB), por exemplo, iniciou ampla campanha publicitária para conscientizar o paulistano da importância de se concluir o ciclo de imunização. O mesmo tem de ser feito na região. Sem prejuízo das demais políticas de combate ao novo coronavírus, que serão sempre muito bem-vindas, o Grande ABC, no entendimento deste Diário, que se baseia no que argumentam especialistas, deveria, neste momento, focar seus esforços para convencer os moradores do valor da segunda dose. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;