Política Titulo Eleição
Fim de governo e divisão governista impulsionam nomes em Rio Grande da Serra

Cidade tem maior número de candidatos desde 2004, quando atual grupo chegou ao poder

Por Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
07/11/2020 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Após oito anos de governo de Gabriel Maranhão (Cidadania), Rio Grande da Serra se prepara para ter novo prefeito. Cinco postulantes estão na concorrência, sendo dois deles ex-prefeitos – casos de José Teixeira (PSL) e Ramon Velasquez (PT) – e um ex-vereador, Claudinho da Geladeira (Podemos). A vice-prefeita Marilza de Oliveira (PSD) é a aposta do atual chefe do Executivo, enquanto o vereador Akira Auriani (PSB) está pela primeira vez na corrida eleitoral majoritária na menor cidade da região.

É o maior número de concorrentes em Rio Grande desde 2004, justamente quando teve início a hegemonia do atual grupo – à época, Adler Kiko Teixeira (PSDB), hoje prefeito de Ribeirão Pires, foi eleito, abrindo dinastia que venceu também os pleitos de 2008, 2012 e de 2016. Mesmo em outro município, Kiko rompeu com Maranhão e apoia Claudinho, opositor do atual prefeito rio-grandense. Os demais postulantes apostam justamente nessa divisão.

Os candidatos apresentam suas propostas na campanha promovida pelo Diário ‘Não Troque Vidas por Votos’. São cinco eixos em discussão: mobilidade, segurança, educação, economia e meio ambiente. A próxima cidade da série é São Bernardo, que terá as ideias dos postulantes publicadas na segunda-feira.

AKIRA AURIANI (PSB)

MOBILIDADE – Integrar os trens da CPTM com a empresa de ônibus local, com fiscalização do trajeto e do horário do transporte público; acompanhar de perto a manutenção dos ônibus municipais e adequar os pontos de ônibus já existentes na cidade. 

ECONOMIA – Desburocratização e apoio na busca por microcrédito, incentivo à política municipal de cooperativismo, incentivo à vinda de novas empresas para a cidade.

EDUCAÇÃO – Expansão das creches municipais; ampliar acesso à educação integral; garantia do transporte escolar; entrega dos uniformes escolares; retomar o programa Escola da Família; firmar parceria com o Senai, Sesi, Sebrae, Senac e Sesc.

SEGURANÇA – Ampliação e reestruturação da GCM (Guarda Civil Municipal); fortalecimento da ronda escolar, diálogo com o governo do Estado para implantação de delegacia 24 horas

MEIO AMBIENTE – Fomentar a reciclagem e a coleta seletiva; implantar programa de coleta seletiva domiciliar; prezar pela sustentabilidade ambiental e urbana; incentivar que o lixo orgânico seja destinado à compostagem; reaproveitar e fazer gestão de resíduos de demolição e construção; promover limpeza de córregos e rios; preservar as áreas verdes; incentivar o reflorestamento e saneamento básico.

CLAUDINHO DA GELADEIRA (PODE)

MOBILIDADE – Construir portais turísticos com monitoramento nos acessos aos municípios; reabrir o acesso à Estrada SP 122 pela Avenida São João; pavimentação e asfaltamento de vias; ampliação das linhas de ônibus, com padronização de pontos de ônibus. 

ECONOMIA – Concessão de incentivos fiscais a novas empresas para viabilizar geração de empregos e aumento de renda da população; criação dos projeto Cidade do Pescador e Bordado e Artesanato.

EDUCAÇÃO – Implementação de sistema de matrículas a fim de agilizar e proporcionar maior acesso às escolas municipais; informatização da Secretaria de Educação; efetivo aproveitamento do teatro municipal; reduzir a fila de espera para vagas nas creches; expandir a educação de jovens e adultos.

SEGURANÇA – Criação do centro integrado de emergências públicas; implementação de serviços de apoio voltado às mulheres vítimas de violência em conjunto com a GCM (Guarda Civil Municipal); fiscalização de perturbação do sossego público; implantação do departamento de fiscalização de posturas, educação para o trânsito nas escolas. 

MEIO AMBIENTE – Valorização do meio ambiente do município, transformando-o em rota turística; construção de área de superfície para o represamento de água na SP 122.

ZÉ TEIXEIRA (PSL)

O candidato José Teixeira não respondeu quais são suas propostas ao Diário. Abaixo está a íntegra do plano de governo registrado pelo postulante na Justiça Eleitoral.

– Internet: instalação de internet aberta em praças e áreas públicas dos bairros da periferia.

– Serviços digitais: cidade inteligente. Ingressar na tecnologia 5G.

– Saúde: informatização de toda a rede municipal com aguardo de exames e consultas em ordem de entrada, para que não haja privilégios; humanização da saúde, avaliando cada caso como único; ambulância leva, espera e traz

– Segurança: ampliação do monitoramento por câmeras (detecta e inteligentes) nas duas entradas do Parque do Governador e Vila São João.

– Justiça animal: 10% dos recursos do gabinete para campanhas de castração de cães e gatos, santuário em nossa cidade para cães e gatos.

PROFESSORA MARILZA (PSD)

MOBILIDADE – Promover gestão junto à MRS para implantação do viaduto de transposição para acabar com a passagem de nível; brigar junto ao Estado para que a CPTM execute a obra da nova estação ferroviária; ampliar programa de pavimentação de ruas no município, por meio da captação de recursos e execução de obras, com o reaproveitamento de paralelepípedos da Prefeitura.

ECONOMIA – Promoção da política de incentivo ao microempreendedor individual, às microempresas e às empresas de pequeno porte; implantação de programa de capacitação e qualificação profissional para promover oportunidades aos jovens e trabalhadores da cidade.

EDUCAÇÃO – Revisão e atualização do estatuto e plano de carreira do magistério, incluindo os atendentes de desenvolvimento infantil no quadro do magistério; investimento em programa de formação e capacitação permanente dos profissionais do magistério.

SEGURANÇA – Ampliação do efetivo de guardas-civis municipais; captação de recursos junto ao governo federal para aquisição de novos armamentos e veículos para a GCM; implantação de sistema de monitoramento por câmeras e vigilância eletrônica, criando uma rede de comunicação.

MEIO AMBIENTE – Municipalização do licenciamento ambiental, por meio da aprovação, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente; ter plano diretor compatibilizado à Lei Específica da Billings. 

RAMON VELASQUEZ (PT)

MOBILIDADE – Discussão do transporte público, na perspectiva de integração das linhas urbanas, com tarifa única e estudos para a introdução da tarifa zero; incentivar e articular a implantação de bicicletas como modal de transporte.

ECONOMIA – Buscar estratégias de desenvolvimento na represa com a prática de esportes náuticos, a piscicultura e outras formas de arranjos econômicos; fomentar o cooperativismo com estratégia de geração de renda.

EDUCAÇÃO – Reimplantação do movimento de alfabetização de jovens e adultos; implantação de ensino de idiomas na rede municipal, incluindo as crianças matriculadas nas creches e também o reforço do ensino de matemática a fim de reforçar a cidadania das nossas crianças; retomar o Conselho Municipal de Educação.

SEGURANÇA – Reorganizar a recém-criada Guarda Civil Municipal com a perspectiva de cuidados dos logradouros e interlocução/parceria com as polícias Militar, Civil, Secretaria de Segurança Pública e Fórum Metropolitano de Segurança Pública; implantação de monitoramento via câmeras de segurança, implantação de Conselho Municipal de Segurança Urbana.

MEIO AMBIENTE – Potencializar estudos que reafirmem a vocação turística do município, com a defesa das nossas faunas e nascentes com alavanca ao desenvolvimento sustentado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;