Memória Titulo Coluna
Vem comigo...

Esta é a semana dos 70 anos da televisão brasileira. Quem não tem uma televisão em casa? Quem não foi televizinho? Quem não se lembra de antigos noticiários, competições esportivas, filmes, desenhos animados, espetáculos de circo, teatro em revista, shows, uma missa, um culto religioso, algo que saiu da telinha e o entreteve, o deixou feliz, o incomodou. Algo que aborreceu ou o tirou do sério. Que mais? É o que Memória tentará mostrar, nesta semana e em outros momentos, não exatamente em edição extraordinária.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/09/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Esta missão nos foi confiada por um professor universitário, Antonio de Andrade, nascido em São Caetano e que reside em Santo André, velho amigo do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória) do Grande ABC.

Outro suporte: o Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol), formado por telespectadores que adoram assistir um jogo pela TV, da final da Copa do Mundo a um torneio infantil nascido na televisão com o nome de ‘Dente de Leite’.

Pois saibam: a história mostra que a televisão surgiu e se desenvolveu de planos simples ou mirabolantes que deram certo ou fracassaram. Que tiveram seus momentos, que desapareceram ou perpetuaram-se. Silvio Santos deu certo, tanto assim que comprou sua própria TV, e foi se atualizando, quer queiram ou não os politicamente corretos.

A televisão provocou debates. Ganhou espaço na mídia. Enfrentou as novas plataformas de comunicação, e aí está. Qual a sua lembrança? Quando o Grande ABC foi cenário na televisão brasileira?

A intenção é simples: lembrar momentos e situações ligadas à TV, do milésimo gol de Pelé ao Museu da Televisão Brasileira, obra de gente como Vida Alves e que implora por uma mão amiga – museu que chegou a ser montado na Cidade da Criança, em São Bernardo, e que partiu daqui como um programa que não encontrou patrocinadores.

O infografista Agostinho Fratini bolou dois logotipos – ou selos alusivos. Outros poderão ser criados. Memória, como sempre, será apenas o fio condutor de mais este momento importante, e popular, da história regional, paulista e brasileira. Venham comigo, como dizia Goulart de Andrade, antigo e saudoso repórter da TV.

LOGOTIPOS

Os selos propostos trazem duas marcas: a norte-americana e a brasileira, como explica o professor Antonio de Andrade:

1 – Padrão da RCA utilizado pela TV Tupi. Os mais antigos vão lembrar. Ficava o dia inteiro na tela, até o início das transmissões. Em destaque, um índio norte-americano.

2 – O indiozinho brasileiro, batizado de Tupiniquim, marca da TV Tupi Canal 3 desde a transmissão inicial. Foi criado por Mário Fanucchi, que fez de tudo na TV Tupi.

TV Tupi que foi inaugurada em 18 de setembro de 1950. Imaginem que correria foi a semana que antecedeu a estreia, daí porque Memória começa a falar da televisão brasileira na mesma semana, 70 anos depois. Que a série seja do agrado de todos e que todos participem.

Nota – A Rádio Tupi absorveu o indiozinho da TV. Ou foi o contrário? A flâmula reproduzida pertence ao acervo do memorialista Luiz Romano, de São Caetano.

Diário há meio século

Domingo, 13 de setembro de 1970 – ano 13, edição 1333

Crônica –  “Aspectos de Santo André” foi o título da crônica publicada pelo professor Acilino Bellisomi há 50 anos no Diário.

O autor volta a focalizar o livro do professor Luiz Pereira, resultado de uma pesquisa feita em quatro loteamentos de Santo André.

Interessante que Luiz Pereira usa pseudônimos, sem citar os bairros ou os moradores ouvidos em sua pesquisa.

Trecho da crônica de Acilino: “Parcos recursos levam às prestações (dos moradores), que ficam sendo três, do terreno, do material e do pedreiro. Assim, em condições humildes e penosas, quase todas as famílias residem em casa própria”.

Em 14 de setembro de...

1920 – A Sociedade Anônima Scarpa (ex-fábrica Lucinda), de Santo André, recrutava carpinteiros: “Paga-se bem”, dizia o anúncio publicado nos jornais de São Paulo.

Nota – Scarpa era a nova razão social da pioneira tecelagem Ipiranguinha, que sobreviveria até meio século atrás.

Santos do dia

- Notburga de Eben ou do Tirol

- Rósula

- Crescenciano

- A Igreja celebra hoje a festa da Exaltação da Santa Cruz. A festa se liga à dedicação de duas basílicas construídas em Jerusalém. Uma das basílicas foi erigida no lugar em que Jesus Cristo foi sepultado.

Município paulista

- Hoje é o aniversário de Presidente Prudente. Fundado em 14 de setembro de 1917 e emancipado em 1921, quando se separa de Santa Cruz do Rio Pardo.

Em 2017, o advogado Benjamin Resende lançou o quarto volume do livro Raízes Prudentinas Centenárias, que reúne fatos marcantes da cidade de Presidente Prudente.

O Dr. Benjamin Resende é nome de um troféu lançado pela APE (Associação Prudentina de Escritores). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;