Memória Titulo
Décio Cassetari, uma homenagem ao palestrino histórico

Profissionais de várias áreas, desde que bons de bola, envergaram a jaqueta do Palestra de São Bernardo, categoria Veteranos

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/09/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Profissionais de várias áreas, desde que bons de bola, envergaram a jaqueta do Palestra de São Bernardo, categoria Veteranos. E fizeram história naqueles anos 1970 e 1980. Na direção técnica e administrativa, Décio Cassettari.

"Vocês podem ser bons lá fora; aqui dentro quem manda sou eu. Não admito indisciplina. E quem não seguir o regulamento, pode cair fora", dizia Décio aos seus jogadores.

E quem era os jogadores? Era gente conceituada da cidade, profissionais liberais, comerciantes, médicos, juizes, advogados, engenheiros, economistas e jornalistas como Jurandir Martins, que nos conta esta história e homenageia o amigo Décio.

Segundo Martins, Décio Cassetari fez história e promoveu grandes jogos no estádio de Vila Ferrazópolis, entre torneios, festivais e amistosos. E todos os jogadores respeitavam Décio porque o admiravam e porque ele era amigo e eficiente no que fazia.

PREMIAÇÃO
Há 30 anos, no domingo 28 de setembro de 1980, o DIÁRIO dava a notícia de que os radialistas Jurandir Martins, Rolando Marques e Carlos Zanetti, da Rádio DIÁRIO, tinham sido eleitos os três melhores do Grande ABC. Eles conquistaram o Prêmio Sanyo, ao lado de nomes como Osmar Santos, Hebe Camargo, Fausto Canova e Milton Parron.

SANTOS DO DIA

Gabriel, Miguel e Rafael. Na estampa, São Miguel Arcanjo.

Hoje é a festa dos três arcanjos: Gabriel, que significa "Deus é forte" ou "Aquele que está com Deus"; Miguel ou "Quem como Deus"; Rafael, "Medicina de Deus" ou "Deus cura".

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Trabalhadores
Nasce em 29 de setembro:
1912 - Ramiro Lucas Ribeiro, natural de Bragança Paulista. Operário da Rhodia.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

Agenda da Fundação Pró-Memória

139 anos da extinção da escravidão na Fazenda Beneditina de São Caetano (1871).

HOJE

Dia do Anunciante, Dia do Professor de Educação Física, dia do Pára-quedista, Dia Mundial do Petróleo e Dia do Vaqueiro.

Crônica de ribeirão pires
Texto: Aida Arnoni Bressan
Dr. Carlos Rohon foi o primeiro agente postal de Ribeirão Pires, em 1891. Sr. João Boaventura foi o segundo, apelidado 'Segala'. Cabia ao procurador da Câmara Municipal de São Bernardo, Ítalo Setti, efetuar as nomeações.

A agência postal funcionou à Rua Capitão José Gallo, que também era chamada de 'Chácara do Correio', em meio a eucaliptos e rodeada de canteiros de verduras e legumes.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 28 de setembro de 1980

Industrialização - Jornalista Luiz Carlos Ferraz inicia série de reportagens sobre a descentralização industrial do Grande ABC: "Mal planejada, (região) provoca esvaziamento econômico".

Política - Sociólogo Fernando Henrique Cardoso concede entrevista ao jornalista Zeilton de Oliveira e traça um paralelo entre as greves da Polônia e do Brasil: "Operários querem ter direito à participação".

Economia - Eduardo Camargo entrevista o empresário Samuel Klein: "Casas Bahia novamente entre as maiores do País".

Primeiro plano (Eduardo Camargo) - Racionamento, tema que volta à moda.

Transportes (reportagem de Tânia Angarani) - Trem aéreo poderá ser opção para transporte.

São Bernardo - Inaugurada a Praça Samuel Wainer, na Vila Baeta Neves.

Mauá - Tânia Aparecida Guerato eleita Rainha do Independente FC.

Teatro/crítica (J. A. Pereira da Silva) - Um coronel chamado Delmiro Gouveia.

Dança/crítica (Ulysses Cruz) - O teatro total de Stephane Dosse.

Cinema/crítica (Heitor Capuzzo) - Morangos e sangue, e o sonho acabou...

EM 29 DE SETEMBRO DE...

1895 - Giovanna Sacilotto nasce na Linha Camargo, do Núcleo Colonial de São Bernardo, filha de Giuseppe Sacilotto e Victoria Dellabarba, naturais e casados na Itália. Linha Camargo (hoje bairro Alves Dias), vizinha à Linha Jurubatuba (hoje bairro Assunção). Entre essas duas linhas viveu sempre Giovanna, falecida em 14 de setembro de 1970.

Falecimento

LUIZ CARLOS LUCILLA (Santo André 5-12-1947 - 16-7-2010)
ROSENDA MERLOS (Guaranésia, MG, 22-11-1920 - Santo André 6-9-2010)

A jovem Rosenda chegou em Santo André aos 20 anos. Logo arranjou emprego na Valisère, empresa de lingerie que iniciara há pouco suas atividades junto ao Grupo Rhodia. Rosenda trabalhou de operária até casar-se com Francisco Pinheiro, hoje com 88 anos. Depois de casada, passou a costurar para fora e, mais tarde, empregou-se numa confecção de roupas infantis. Mais tarde ainda, fez um curso de massagista e conseguiu emprego na Beneficência Portuguesa, onde trabalhou durante oito anos, até aposentar-se.

"Ela era muita ativa e trabalhadora, não descansava nunca", conta Claire Pinheiro Lucilla, filha única de dona Rosenda e do Sr. Francisco Pinheiro.

Já Luiz Carlos Lucilla, genro de dona Rosenda e marido de Claire, orgulhava-se do nome Luiz Carlos, uma homenagem ao líder comunista Luiz Carlos Prestes. O nome foi dado por influência do tio de Luiz Carlos, Miguel Guillen, liderança sindical histórica de Santo André e ex-presidente dos Metalúrgicos (tanto do sindicato como da associação dos aposentados).

Nascido e criado em Santo André, estudante do I Grupo Escolar da cidade, Luiz Carlos trabalhou durante 35 anos no ponto de táxi nº 1 da cidade, na Rua Itambé, próxima à estação ferroviária. Casado com Claire, tiveram três filhos, Luciano, Rogério e Andréia Aparecida, que lhes deram cinco netos: Ariane, Leonardo, Larissa, Taís e Karen.

Num espaço de pouco mais de um mês partiram o genro Luiz Carlos, aos 62 anos, e a sogra dona Rosenda, de 89. Estão sepultados no Cemitério do Curuçá. AM

SANTO ANDRÉ
José Dias de Amorim, 90. Natural de Paulistana (PI). Dia 26. Cemitério Curuçá.
Irena da Rocha Maltoni, 85. Natural de São Geraldo (MG). Dia 26. Cemitério Curuçá.
Marlene Oliveira da Silva, 57. Natural de Recife (PE). Dia 24. Cemitério do Curuçá.

SÃO BERNARDO
Elisia Maria dos Santos, 73. Natural de São Luiz do Paraitiniga (SP). Dia 26. Cemitério dos Casa.
Maria Alves Alexandre, 64. Natural de Sousa (PB). Dia 24. Cemitério Jardim da Colina.
Raimundo Jesus da Silva, 48. Natural de Caldeirão Grande (BA). Dia 24; Cemitério dos Jesuítas, no Embu das Artes (SP).

SÃO CAETANO
Cemitério da Cerâmica
José Canteras Soriano Martinez, 89. Dia 25.
Maria Thereza Brasso Peghin, 88. Dia 25.
Ana Barcas Bartolo, 87. Dia 26.

DIADEMA
Julia Soares de Abreu, 84. Natural de São João da Chapada (MG). Dia 26. Cemitério Vale da Paz Diadema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;